Fundação Cultural de Curitiba faz consulta pública para Editais do Fundo Municipal e Mecenato 2016

(CONSULTA PÚBLICA) Editais do Fundo Municipal e Mecenato 2016

Publicação: 28.03.2016
Acompanhe as Consultas Públicas de 2016, disponíveis dos editais do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura.
EDITAIS DO FUNDO MUNICIPAL DA CULTURA
- Edital Ações Culturais Regionalizadas em Curitiba;
- Edital Categoria Livre;
- Edital de Pesquisa.

>>> As consultas públicas dos Editais do Fundo Municipal, se encerrarão às 23:59 horas de terça-feira, dia 12/04/2016.

EDITAIS DO MECENATO SUBSIDIADO
- Edital do Mecenato Subsidiado – MODALIDADE INICIANTE;
- Edital do Mecenato Subsidiado – MODALIDADE NÃO INICIANTE.

>>> As consultas públicas dos Editais do Mecenato Subsidiado, se encerrarão às 23:59 horas de domingo, dia 17/04/2016.


A partir deste ano, a consulta pública esta integrada ao Sistema de Informação da Cultural (SISPROFICE), para participar basta o interessado clicar acima ou digitar o endereço www.sic.cultura.pr.gov.br/consultapublica.php e selecionar “ENVIAR SUGESTÃO”. O envio da sugestão deverá se dar dentro do período da consulta pública, após o horário programado de encerramento, somente será possível a visualização das sugestões enviadas, que também podem ser vistas no período da consulta do edital. O procedimento de consulta pública dos editais do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – PAIC, visa possibilitar a visualização e o entendimento da proposta integral dos editais referentes ao Fundo Municipal da Cultura e do Mecenato Subsidiado para o ano de 2016. Estas consultas são colaborativas para minuta final dos editais, não garantindo a publicação dos mesmos.

Arte nas Olimpíadas: artistas têm 10 dias para se inscrever

29.3.2016 – 12:15  
 
 
Os artistas interessados em criar obras de arte que marcarão a passagem da tocha Olímpica e Paralímpica pelo Brasil têm dez dias para se inscrever. O prazo para concorrer ao Edital Prêmio Arte Monumento Brasil2016 termina no próximo dia 7 de abril.
 
O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e em parceria com a Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República, lançou este edital para selecionar 70 projetos de obras de arte que serão instaladas em cidades por onde passará a chama dos Jogos Rio 2016.
 
Cada artista selecionado terá R$ 30 mil para criar monumentos, instalações, murais, grafites, estátuas e outros tipos de artes visuais inspirados na temática olímpica e paralímpica. As obras deverão ser instaladas em locais públicos de grande circulação e visitação das mais de 300 cidades oficialmente integrantes do circuito de revezamento da tocha olímpica, cuja listagem está disponível no site Rio 2016.
 
Poderão concorrer ao edital pessoas físicas e jurídicas de natureza cultural, que, preferencialmente, residam nas cidades do revezamento da tocha. Os proponentes deverão enviar carta de anuência da prefeitura relativa ao espaço público em que pretendem afixar ou instalar a obra e imagens que mostrem com exatidão qual será este espaço. Também deverão ser enviados currículo profissional; desenho, croqui ou esboço que simule graficamente a obra e comprovante de residência. No caso de inscrição de coletivos de artista, também é exigida carta de anuência de cada um dos membros que compõem o coletivo informando o conhecimento do projeto.
 
Vinicius Mansur
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
 
 

8º VivaLeitura anuncia classificação provisória dos projetos habilitados

24.03.2016 - 18:46
 
O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), anuncia, nesta quinta-feira (24), o resultado preliminar da segunda fase do 8º Prêmio Vivaleitura. A iniciativa selecionará quatro ações de promoção de leitura, que receberão, cada uma, R$ 25 mil.
 
O prazo para recursos terminou ontem, foram recebidos 11 (onze) recursos, sendo que dois pedidos de reconsideração foram deferidos.
 
Conforme previsto no item 9.4.4 do Edital, a Comissão de Seleção direcionou alguns projetos para categorias mais adequadas de acordo com a natureza dos trabalhos.
 
Nesta 8ª edição, foram inscritos 1.467 projetos, dos quais 1.162 foram habilitados e 305 inabilitados – número superior à última edição, ocorrida em 2014, quando foram registradas 998 inscrições.
 
 
Criado em 2006, como desdobramento do Ano Ibero-Americano da Leitura, o Prêmio Vivaleitura é uma ação conjunta dos ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e integra o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), com objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura no País.
 
Os prêmios são distribuídos nas seguintes categorias: Biblioteca Viva; Escola Promotora de Leitura; Território da Leitura; e Cidadão Promotor de Leitura (pessoa física), que desenvolvam trabalhos na área de leitura. Um dos destaques do prêmio é a menção honrosa José Mindlin, que, a cada ano, reconhece iniciativas que se destaquem por seu impacto e abrangência.
 
O prêmio conta com a parceria da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana. 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

O Resultado Final do Edital do Mecenato Subsidiado INICIANTE e NÃO INICIANTE é divulgado pela Fundação Cultural de Curitiba

(RESULTADO FINAL) Edital do Mecenato Subsidiado INICIANTE e NÃO INICIANTE

Publicação: 23.03.2016
A FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA, em consonância com a Lei Complementar n.º 57/05 e o Decreto Municipal n.º 1549/06, bem como atendido o disposto nos itens 8.1.1, 8.5, 10.10, 11.1 e 11.2 e seus respectivos subitens dos Editais nº 019/15 e nº 020/15, torna público por meio dos ANEXOS I dos Editais n.º 028/16 e n.º 029/16, os projetos APROVADOS nos processos de seleções no âmbito do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – PAIC, inscritos no MECENATO SUBSIDIADO – MODALIDADES INICIANTE e NÃO INICIANTE, cujos títulos e nomes dos proponentes encontram-se relacionados nos citados anexos.



A partir de 28/03/2016 encontrar-se-á a disposição dos interessados, as Resoluções pertinentes a cada projeto APROVADO, nas quais será discriminado o valor final de execução autorizado pela Comissão do Mecenato Subsidiado e as reduções e/ou supressões de itens e valores constantes do orçamento originário, se houver.
O prazo para retirada da resolução encerra-se no dia 27/06/2016, após o empreendedor perderá o direito à Certidão de Enquadramento, conforme item 11.1.1 dos Editais n.º 019/15 e n.º 020/15.


Oficinas de orientação de prestação de contas, OBRIGATÓRIA PARA INICIANTES e sugeridas para NÃO INICIANTES, datas disponíveis: 1ª Oficina dia 12/04/2016 às 9:30 horas; 2ª Oficina dia 14/04/2016 às 14:30 horas; 3ª Oficina dia 18/04/2016 às 9:30 horas; 4ª Oficina dia 27/04/2016 às 14:30 horas.

Acompanhe abaixo modelos para alguns documentos complementares e outras informações.
 

Prefeito Gustavo Fruet sanciona Lei de Proteção do Patrimônio Cultural de Curitiba

http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/leideincentivo/aviso-ed-28-29-16/

21.03.2016



O prefeito Gustavo Fruet sancionou nesta segunda-feira (21) a Lei de Proteção do Patrimônio Cultural de Curitiba. A cerimônia de assinatura do documento aconteceu na Casa Romário Martins com a presença do presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, do presidente do IPPUC, Sérgio Póvoa Pires, do Secretário Municipal de Urbanismo, Reginaldo Luiz dos Santos Cordeiro e dos vereadores Paulo Salamuni, Julieta Reis, Jonny Stica, Pedro Paulo, Felipe Braga Cortes, Jorge Bernardi e Helio Wirbiski. 
A nova lei trata, entre outras questões, de instrumentos fiscais que permitirão a preservação dos imóveis e bens imateriais, das penalidades previstas para os casos de não conservação das edificações de valor cultural, histórico ou arquitetônico, e da criação do Fundo de Proteção ao Patrimônio Cultural (Funpac) e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

Apresentado pela Prefeitura, foi encaminhado ao Legislativo em janeiro de 2015 e tramitou durante todo o ano. Foi analisado pelas comissões da Câmara e em outubro foi discutido em audiência pública. Em fevereiro deste ano,  a Câmara Municipal aprovou em primeiro turno o substitutivo da Lei de Proteção do Patrimônio Cultural de Curitiba. 
"É uma lei fundamental para o futuro de nossa cidade. Extremamente moderno, é um texto que busca pacificar os interesses dos proprietários e o interesse público, com mecanismos como a renovação dos recursos do potencial construtivo a cada 15 anos, além de outros avançamos, que vão garantir a poítica de preservação no município", disse o prefeito Gustavo Fruet.

“Com esta lei vamos poder organizar o mapa geral da cultura de Curitiba e também estabelecer uma política efetiva de patrimônio cultural. O conjunto de ações proposto permite que a cidade tenha uma legislação eficiente, atendendo as necessidades da população na área e indo ao encontro dos anseios daqueles defendem o patrimônio da cidade”, destaca o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.

A participação das entidades de classe como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PR) e Sinduscom, bem como da Câmara Municipal foram fundamentais para a construção de uma lei que atenda aos mais diversos setores da sociedade", lembrou o presidente do IPPUC, Sérgio Póvoa Pires.
Medidas – Como medidas de incentivo à preservação, o projeto prevê a redução do valor do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), o enquadramento em leis de incentivo à cultura, e a renovação do potencial construtivo a cada 15 anos mediante a boa conservação ou restauro do imóvel. Quanto às infrações, são previstas penalidades, por exemplo, por destruir, demolir, deteriorar e mutilar bens protegidos; repará-los, reformá-los, pintá-los, restaurá-los e alterá-los sem autorização da administração municipal ou em desacordo com a autorização concedida; e deixar de realizar as obras de conservação e reparação.
O texto cria o Funpac, subordinado à Fundação Cultural de Curitiba (FCC). O fundo deverá suplementar projetos destinados à conservação do patrimônio protegido, tendo como fontes de recursos dotações orçamentárias e créditos destinados pela Prefeitura, contribuições de pessoas físicas e jurídicas, e multas aplicadas por infrações contra o patrimônio cultural.
Como instrumentos de proteção ao patrimônio cultural, o projeto prevê a realização do inventário, que declara a representatividade e o significado social de um bem; o tombamento, que institui um regime jurídico diferenciado; o registro, ato administrativo para declarar bem imateriais como integrantes do patrimônio cultural (festas, rituais, manifestações artísticas, saberes, feiras, mercados etc.); e a vigilância, conjunto de ações praticadas pela administração pública voltadas à fiscalização do patrimônio protegido.
Conforme o projeto, os procedimentos de inventário, registro ou tombamento podem ser solicitados pelos proprietários, pela administração pública ou qualquer pessoa interessada em sua preservação. O requerimento caberá ao Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, formado por cinco representantes do Executivo, um da Câmara Municipal, um do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, um do Conselho Municipal de Políticas Culturais, um professor de instituição de ensino superior, e um do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), com seus respectivos suplentes.
“Uma cidade deve ter a capacidade de preservar a sua história e memória. Este projeto é um avanço no incentivo à preservação do patrimônio cultural de Curitiba. Queremos que a população se sinta valorizada e seja conquistada em favor dessa causa, com a participação de diferentes setores da cidade”, afirma o prefeito Gustavo Fruet. Aproximadamente 600 imóveis, que atualmente são considerados unidades de interesse de preservação, deverão ser enquadrados com a aprovação da lei.
Segundo Marcos Cordiolli a nova lei possibilita os registros do patrimônio da cultura viva da cidade, ou seja, das produções culturais com menor visibilidade como as dos Griôs e mestres populares, em territórios culturais afro-brasileiros, de povos migrantes e imigrantes; das produções culturais de base comunitárias e coletivos populares como o hip hop, o heavy metal, violeiros, nativistas, entre outras. "Com a lei será possível recuperar celebrações e tradições de aceitação coletiva e assim como as memórias e obras de cantadores, artesãos, bordadeiras, benzedeiras, contadores de história, e outros protagonistas da cultura viva", acrescentou Cordiolli.
De acordo com o diretor de Patrimônio Cultural da FCC, Hugo Moura Tavares, a lei é uma reivindicação antiga, de pelo menos 40 anos. “O texto contempla o patrimônio cultural material e imaterial, bens imóveis e móveis, que contribuem com a formação e preservação da nossa identidade”, diz o diretor.

Inscrições encerradas da Oficina de Formatação de Projetos Culturais

(INSCRIÇÕES ENCERRADAS) OFICINA DE FORMATAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS

Publicação: 15.03.2016
VAGAS ESGOTADAS para o dia 19/03/2016 da OFICINA DE FORMATAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS.
Interessado em participar da próxima oficina no dia 30 de abril, deverá fazer inscrição através do formulário virtual que estará disponível a partir do dia 25 de abril, ou seja, uma semana antes. Acompanhe o cronograma das oficinas de 2016 abaixo:
A oficina ocorrerá sempre das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas, na Diretoria de Incentivo à Cultura, na Engenheiros Rebouças, 1732, bairro Rebouças.
Ministrante da Oficina: Augusto Rando (Servidor da FCC)

Prorrogado o prazo de inscrições dos editais de baixo orçamento do Programa Brasil de Todas as Telas (28/03)

15/03/2016 10:58
http://www.ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/prorrogado-o-prazo-de-inscri-es-dos-editais-de-baixo-or-amento-do-programa-br


Proponentes têm agora até o dia 28 de março para submeter projetos
Preview
A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura prorrogou até o dia 28 de março o prazo de inscrições dos Editais SAv/MinC/FSA - Longa BO, Longa Afirmativo e Longa Infantil. As chamadas públicas resultarão na produção de 22 filmes de baixo orçamento.

Os três editais fazem parte do Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2 e disponibilizam um total de R$ 27,5 milhões, em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). As inscrições devem ser feitas por meio do sistema online Salicweb, disponível no site do Ministério da Cultura.

O Longa Afirmativo tem como objeto a realização de três filmes inéditos de ficção, com temática livre, dirigidos por cineastas negros. O Longa Infantil investe em nove projetos de filmes inéditos de ficção, com conteúdo destinado ao público infantil ou infanto-juvenil. Já o Longa BO vai selecionar 10 projetos para a realização de filmes de baixo orçamento, inéditos, de ficção. Os projetos poderão receber até R$ 1.25 milhão, e o orçamento total de cada projeto não pode ultrapassar R$ 1,8 milhão. Nos três editais, as produções podem conter técnicas de animação.

Mais informações:
Confira no DOU: http://goo.gl/IifOa4
Passo a passo para inscrições: http://goo.gl/6FZ8uT
Longa BO Afirmativo: http://goo.gl/PdyQV9
Longa BO Ficção: http://goo.gl/qXz7cb
Longa BO Infantil: http://goo.gl/3OQAZl

Saiba mais sobre o Programa Brasil de Todas as Telas
 
Programa Brasil de Todas as Telas, lançado em julho de 2014, pela presidenta Dilma Rousseff, foi moldado para atuar na expansão do mercado e na universalização do acesso às obras audiovisuais brasileiras. O Programa, uma ampla ação governamental que visa transformar o País em um centro relevante de produção e programação de conteúdos audiovisuais, foi formulado pela ANCINE em parceria com o MinC, e com a colaboração do setor audiovisual por meio de seus representantes no Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA

Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2 foi lançado no dia 1º de outubro, no Rio de Janeiro, em cerimônia com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, garantindo a continuidade de uma política pública vigorosa para o audiovisual brasileiro.

Fundo Setorial do Audiovisual - FSA é um marco na política pública de fomento à indústria cinematográfica e audiovisual no país, ao inovar quanto às formas de estímulo estatal e à abrangência de sua atuação. Isto porque o FSA contempla atividades associadas aos diversos segmentos da cadeia produtiva do setor – produção, distribuição/comercialização, exibição, e infra-estrutura de serviços – mediante a utilização de diferentes instrumentos financeiros, tais como investimentos, financiamentos, operações de apoio e de equalização de encargos financeiros.

Festival de Cinema Curta Pinhais (FESTCINE) foi prorrogado para a próxima sexta-feira (18)

IV Festival de
               Cinema de Pinhais
O prazo para inscrições na quarta edição do Festival de Cinema Curta Pinhais (FESTCINE) foi prorrogado para a próxima sexta-feira (18). Os interessados devem se inscrever pelo site da Prefeitura de Pinhais onde também pode ser acessado o regulamento entre outras informações sobre o evento.
O FESTCINE reúne produções profissionais e amadoras da área do cinema, em apresentações de curtas e longas-metragens de qualquer gênero (ficção, documentário, animação, drama, comédia, musical, épicos, adulto, infantil) e outras técnicas cinematográficas alternativas, além de clipes musicais. O festival é dividido em cinco categorias concorrentes: longa-metragem, curta-metragem de ficção, curta-metragem de documentário, clipe musical e curta-metragem produzido por estudantes com a utilização de câmera de celular.
O festival é promovido pela Prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. As sessões serão gratuitas e exibidas no Auditório Municipal Márcio José Moro, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, entre os dias 11 e 15 de abril.
Serviço
As inscrições devem ser realizadas no site da Prefeitura de Pinhais, no link http://www.pinhais.pr.gov.br/aprefeitura/secretariaseorgaos/semel/FreeComponent55content10833.shtml até o dia 18 de março. Mais informações pelo e-mail: festcine@gmail.com ou pelos telefones (41) 3912-5247 ou (41) 3912-5253.


Seção de Desenvolvimento de Programas Culturais
Departamento de Cultura
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer - SEMEL
Prefeitura Municipal de Pinhais

Edital Terça Brasileira 2016 (Fundação Cultural de Curitiba)

Edital Terça Brasileira 2016mais
Dirigido para grupos musicais formados a partir de duos e residentes em Curitiba, com trabalhos comprovadamente reconhecidos pelo público ou pela crítica em determinado gênero ou tendência musical. É necessário ter experiência de no mínimo um ano realizando e executando shows ou concertos. As propostas devem ser exclusivamente na área de música popular brasileira.
As inscrições estarão abertas no período de 10 a 28 de março de 2016
Publicado em: 10/03/2016

Serão selecionados projetos que resultem em apresentações públicas para o TEATRO PAIOL com shows periódicos nas noites de terça-feira, na área de MÚSICA POPULAR BRASILEIRA e que contemplem qualquer dos diversos gêneros e tendências musicais existentes na história, tais como: modinhas, choro, bossa nova, jovem guarda, tropicália, música de raiz, samba, etc.

Grupo paulistano seleciona atores para espetáculo do Festival de Curitiba

http://curitibacult.com.br/grupo-paulistano-seleciona-atores-para-espetaculo-do-festival-de-curitiba/

orgia
Uma oportunidade para atores homens que querem fazer parte da Mostra do 25.º Festival de Curitiba: o grupo paulistano Teatro Kunyn, que participa com o espetáculo “Orgia ou De Como Os Corpos Podem Substituir As Ideias”, está selecionando até 12 atores para participar da Oficina Deriva, cujo objetivo é recriar o segundo ato da montagem.
É neste ato que ocorre originalmente a deriva vivida pelo personagem Túlio Carella pelas ruas do Recife na década de 60. Em cena, os atores se colam ao cenário real, misturando-se aos habitantes e passantes do espaço público, revelando aos poucos suas teatralidades e relações. A peça em si é inspirada nos diários do dramaturgo e diretor argentino Túlio Carella. O espetáculo é uma experiência que faz o público refletir sobre como o corpo pode ser político e substituir as ideias.
Para se inscrever é necessário enviar currículo, carta de interesse e duas fotos (uma de rosto e outra de corpo inteiro – podem ser caseiras) para oficinaderiva@festivaldecuritiba.com.br. O período para as inscrições é até 18 de março. A Oficina Deriva vai acontecer em março, nos dias 25, 26, 27 e 28, das 14h às 18h. As apresentações serão na sequência, nos dias 29 e 30, das 14h às 18h30, no edifício Anita. Os ingressos custam R$70 (inteira) e podem ser adquiridos nas bilheterias oficiais do evento (Shopping Mueller, Palladium, ParkShoppingBarigui e Pátio Batel) ou pelo site.

SERVIÇO – OFICINA DERIVA

Data: 25, 26, 27 e 28 de março
Horário: das 14h às 18h
Inscrições: enviar currículo, carta de interesse e duas fotos (uma de rosto e outra de corpo inteiro – podem ser caseiras) para oficinaderiva@festivaldecuritiba.com.br
Período de inscrições: Até 18 de março

SERVIÇO – PEÇA “ORGIA OU DE COMO OS CORPOS PODEM SUBSTITUIR AS IDEIAS” NO FESTIVAL DE CURITIBA

Data: 29 e 30 de março
Horário: 14h
Local: Edifício Anita (R. Cândido Lopes, 304 – Centro)
Ingressos: R$70,00 (inteira)
Vendas: nas bilheterias oficiais do evento (Shopping Mueller, Palladium, ParkShoppingBarigui e Pátio Batel) ou pelo site
A programação completa do Festival de Curitiba você pode conferir, aqui.

Teatro Guaíra abre inscrições para escolha de atores e atrizes profissionais para montagem de O Homem Desconfortável

Notícias

07/03/2016
http://www.teatroguaira.pr.gov.br/2016/03/1730/Teatro-Guaira-abre-inscricoes-para-escolha-de-atores-e-atrizes-profissionais-para-montagem-de-O-Homem-Desconfortavel.html


Atores e atrizes profissionais

Estão abertas de 7 de março a 1 de abril de 2016 as inscrições de atores e atrizes para compor o elenco de O Homem Desconfortável, de Edson Bueno, próxima montagem do Teatro de Comédia do Paraná (TCP), que será dirigido por Alexandre Reinecke. A estreia será no dia 1 de julho de 2016, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha).
As inscrições serão feitas somente pelo email dpa@cctg.pr.gov.br , através da ficha de inscrição que consta no link http://www.teatroguaira.pr.gov.br/arquivos/File/AVISO_DE_CHAMAMENTO_PUBLICO_n02_16-Audicao_composicao_do_elenco.pdf

Serão aceitas inscrições de profissionais, com DRT, com idade igual ou superior a 18 anos e que sejam residentes no estado do Paraná. 
AUDIÇÃO - os testes acontecerão nos dias 2 e 3 de abril, em horário e local a serem comunicados através do e-mail fornecido quando da inscrição. Caso não haja o comparecimento do inscrito nas datas agendadas será considerado desistência.

A remuneração a ser paga individualmente aos artistas selecionados será correspondente a três meses de trabalho, sendo dois meses para ensaios e um mês pela temporada. 

A lista final dos artistas selecionados será divulgada no dia 8 de abril de 2016, pelo FB e site do Centro Cultural Teatro Guaíra www.teatroguaira.pr.gov.br
Os aprovados participarão de ensaios a partir de 2 de maio de 2016, de acordo com o cronograma estabelecido para a produção do espetáculo.
Informações pelo email dpa@cctg.pr.gov.br

Fundação Cultural de Curitiba publica Editais do Mecenato Subsidiado: Resultado Recurso, Convocação e Desclassificatório

(PUBLICADO EDITAIS) do Mecenato Subsidiado - Resultado Recurso, Convocação e Desclassificatório

Publicação: 04.03.2016
http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/leideincentivo/aviso1/



Publicados os editais com resultados dos PEDIDOS DE RECURSOS e nova CONVOCAÇÃO DOCUMENTAL para projetos apresentados no âmbito do Edital n.º 020/15 Mecenato Subsidiado – Não Iniciante.
Prazo para entrega documental dos projetos convocados no Edital n.º 024/16: 18 de março de 2016.
Foi publicado ainda os editais de desclassificação de projetos que não apresentaram documentação na convocação dos editais n.º 016/16 e n.º 017/16, para acessar os editais desclassificatórios clique AQUI.


Previsão de publicação do EDITAL DE RESULTADO FINAL: SEGUNDA QUINZENA DE MARÇO DE 2016.

Concurso Cultural – Um Trágico nos Trópicos

http://culturabancodobrasil.com.br/portal/concurso-cultural-um-tragico-nos-tropicos/
CCBB BH | 3/03/2016


O CCBB BH realiza o concurso cultural “Um Trágico nos Trópicos” com o objetivo de selecionar três pessoas para participar da oficina de gravura ministrada por Eduardo Haesbaert, gravador de Iberê entre 1990 e 1994 e coordenador do acervo e do Ateliê de Gravura da Fundação Iberê Camargo.

A oficina acontecerá no dia 12/03 e será uma aula prática de gravura em metal, utilizando técnicas de monotipia e ponta seca a partir das obras em exposição na mostra “Iberê Camargo: um trágico nos trópicos”. Fatos sobre a convivência e experiência direta de Eduardo Haesbaert com o artista Iberê Camargo darão um tom especial ao encontro, que vai reunir os participantes das 15h às 18h, com visita mediada pela exposição das 18h às 19h. O material será fornecido pela Fundação Iberê Camargo e, ao final, serão entregues certificados com assinatura dos artistas-professores.

Os interessados deverão seguir o perfil @CCBBBH no Instagram e postar uma imagem no aplicativo, de autoria própria, relativa à exposição “Um Trágico nos Trópicos”, utilizando as hashtags #IberênoCCBB ou #IberêCamargo. O perfil deve ser público e as fotos deverão ser publicadas no Instagram de 2 a 9 de março. Uma comissão julgadora selecionará as 3 imagens vencedoras e o resultado será divulgado no dia 10/3.

Leia atentamente o regulamento do concurso, disponível no link abaixo:
Concurso Cultural Iberê Camargo – Um Trágico nos Trópicos

Secretaria da Cultura realiza bate-papo com profissionais do teatro

Notícias

02/03/2016
Encontro reuniu 48 profissionais da área nesta terça (01/03) em Curitiba

Secretaria da Cultura realiza bate-papo com profissionais do teatroFoi realizado na noite de ontem (01/03), no Teatro José Maria Santos, em Curitiba, um bate-papo com profissionais de teatro sobre as ações do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) para o segundo semestre de 2016. Estiveram presentes o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, a diretora-presidente do CCTG, Mônica Rischbieter, o diretor artístico do CCTG, Cleverson Cavalheiro, o presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculo de Diversão do Paraná (SATED-PR), Christo Dicoff e o Coordenador do Teatro José Maria Santos, José Carlos Basso.

O Encontro foi aberto ao público e compareceram 48 profissionais das artes cênicas. Entre os presentes estava o ator, diretor e dramaturgo Eneas Lour, que elogiou a iniciativa do secretário em ouvir as reivindicações da classe. “João Luiz Fiani é um homem de teatro, que conhece as lutas da nossa categoria há muitos anos. Não poderia se esperar outro posicionamento dele que não fosse esse, do diálogo, da abertura e da transparência. Da discussão clara dos objetivos e das diretrizes da Secretaria da Cultura”, disse.

O objetivo é que esse bate-papo aconteça em outras cidades e também com outras áreas artístico-culturais. “Esse foi o primeiro momento, com o teatro, mas pretendo fazer isso com todas as áreas. A gente quer estar próximo das pessoas, que é uma determinação do próprio governador Beto Richa, que a gente esteja próximo de quem faz arte no Paraná”, comentou o secretário.

Durante a reunião, foram debatidos assuntos como o Teatro de Comédia do Paraná (TCP), os editais de ocupação do CCTG e também o edital de dramaturgia. “Acho que esse espaço que o secretário abre para as pessoas, sem medo, sem formalidades, é muito importante, por que só assim a gente vai chegar, com as pessoas, junto de onde elas querem chegar”, afirmou a diretora-presidente do CCTG, Mônica Rischbieter.

De acordo com o presidente do SATED-PR, Christo Dicoff, além de novas propostas, essa conversa serve para que as pessoas tenham conhecimento das ações que já vem sendo feitas. “Divulgar para a classe as ações concretas que estão sendo propostas pela Secretaria de Estado da Cultura e pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, para que a classe esteja informada de que as pessoas estão trabalhando no sentido de abrir um mercado de trabalho na atual conjuntura, que está muito difícil de produzir qualquer coisa”, concluiu.
Fonte: SEEC
http://www.cultura.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2366&tit=Secretaria-da-Cultura-realiza-bate-papo-com-profissionais-do-teatro-

Prazo para o envio de projetos ao Circula Paraná acaba em 31 de março

http://www.cultura.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2362&tit=Prazo-para-o-envio-de-projetos-ao-Circula-Parana-acaba-em-31-de-marco

29/02/2016

Os agentes culturais do Paraná que desejam receber recursos para projetos aprovados pela Lei Rouanet, com previsão de execução no segundo semestre de 2016, têm até o dia 31 de março para enviar a documentação necessária para a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). A seleção será feita por meio do Circula Paraná, programa que auxilia na captação de recursos, via incentivo fiscal, junto às empresas públicas ou sociedades de economia mista estaduais. 

Os interessados devem encaminhar à SEEC cópia integral do projeto cultural e da planilha orçamentária enviados ao Ministério da Cultura (MinC) e cópia da portaria de aprovação do projeto. Esses projetos serão avaliados por uma comissão formada especificamente para este fim. Ao término do processo, será publicada a relação dos projetos selecionados com as informações necessárias para a obtenção do incentivo fiscal.

Nova regra
Para projetos protocolados a partir do dia 10 de fevereiro de 2016, aplica-se uma nova regra, conforme resolução nº 005/2016 – SEEC, publicada no Diário Oficial do Estado, que determina que os proponentes indiquem em qual categoria concorrerão: I. circulação de produtos culturais, tais como espetáculos, shows, exposições, lançamentos de livros e periódicos, cuja fase de produção esteja concluída e necessitem apenas do fomento para a sua movimentação; ou II. realização de mostras, festas e festivais, desde que tais eventos estejam especificamente relacionados à arte e à cultura.

Quem pode enviar projetos
Pessoas físicas ou jurídicas, sediadas ou domiciliadas no Paraná, que possuam projetos aprovados com fundamento no art. 18 da Lei Federal nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991, voltados para a circulação de produtos culturais e para a realização de mostras, festas e festivais de arte e cultura. 

Avaliação
Os projetos serão avaliados por uma comissão presidida pelo Secretário de Estado da Cultura, composta por cinco representantes indicados pelas empresas incentivadoras e quatro representantes da SEEC. 

Entre os aspectos analisados, será levada em consideração a descentralização do projeto, a circulação e o alcance dentro das oito macrorregiões histórico-culturais do Estado. Ao realizar a análise e avaliação dos projetos, a comissão deverá respeitar a especificidade e a finalidade de cada um, em relação aos que possuem as mesmas características, valorizando, sempre que possível, a realização de projetos que atinjam o maior número de municípios do Estado.

Serviço
Programa Circula Paraná
Projetos para o 2º semestre de 2016 ou sem data definida – até 31/03/2016
Mais informações: CLIQUE AQUI
Fonte: SEEC