Empresário Mauricio Appel vai presidir a Fundação Cultural de Curitiba

Appel é gestor do acervo de João Turin, um dos principais artistas plásticos paranaenses

O empresário Mauricio Appel foi anunciado na manhã desta quarta-feira (21) como o novo presidente da Fundação Cultural de Curitiba. Ele assume o cargo em janeiro, quando se inicia a gestão do prefeito eleito Rafael Greca (PMN).

Appel é coordenador do Ateliê João Turin, um dos principais artistas plásticos paranaenses. Turin (1878-1949) se destacou entre os principais nomes do Movimento Paranista – corrente da primeira metade do século 20 que visava resgatar símbolos e valorizar a identidade do estado, na literatura e nas artes plásticas.
O ateliê foi responsável, entre outros trabalhos, pela restauração da estátua de Tiradentes na praça que leva seu nome, no centro de Curitiba, entre 2013 e 2014.
Appel também já trabalhou com cinema. Ele foi produtor do filme “O Preço da Paz” (2003), dirigido por Paulo Morelli, que conta a história do Barão do Serro Azul.
Presidente da FCC quer tornar acesso à cultura “tão fácil como beber água” 
Produtor cultural Mauricio Appel assume da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) prometendo desburocratizar acesso à Cultura
O produtor cultural, cineasta e empresário Mauricio Appel foi anunciado na manhã desta quarta-feira (21) como o novo presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Ele assume o cargo em janeiro, quando se inicia a gestão do prefeito eleito Rafael Greca (PMN).
O trabalho mais notório de Appel na área da cultura é a gestão de todo o acervo do artista plástico João Turin (1878-1948), adquirido pela família Lago em 2011.
Sob a coordenação de Appel, o acervo foi catalogado, dezenas de obras restauradas e transformadas na exposição “João Turin - Vida, Obra, Arte”, a mais visitada da história do Museu Oscar Niemeyer (MON) e vencedora do prêmio de melhor exposição de arte em 2014 pela Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA.
Appel também foi o produtor do longa-metragem “O Preço da Paz”, de 2003, dirigido por Paulo Morelli, que conta a história do Barão do Serro Azul e teve no elenco Lima Duarte e Hérson Capri. O filme venceu os kikitos de melhor montagem, direção de arte e prêmio do Júri Popular no Festival de Gramado.
Appel foi escolhido e convidado por Greca na última sexta-feira (16), após o nome cotado como favorito ao cargo, o do empresário e produtor Gehad Hajar, ter sido preterido.
De acordo com o novo presidente da FCC, o que levou Greca a convidá-lo para o cargo foi “uma paixão por Curitiba que nos une” e sua missão será desburocratizar o acesso à cultura em Curitiba.
Leia a seguir a primeira entrevista de Mauricio Appel como presidente da FCC:
Você assume em meio à polêmica do cancelamento da Oficina de Música. Você participou da decisão? Qual sua opinião sobre a Oficina?
Por determinação do prefeito, a dor vem antes do prazer, antes da música. O caixa da FCC está negativo, com um rombo entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões. Não tem como fazer a Oficina de Música agora. Seria uma aventura. Infelizmente, pois todos nós admiramos e acompanhamos a oficina há muito anos. Mas estamos numa situação muito difícil.
Não há chance de a oficina continuar no calendário da cidade?
A ideia é que ela talvez passe para o mês de junho ou outra data, quando a prefeitura tenha condição de custeá-la. Com novas agendas e novos professores.
O que a FCC tem que fazer para sair desta situação?
A prefeitura precisa se reestruturar em todos os sentidos. Ou vai quebrar, como aconteceu no Rio de Janeiro ou no estado do Rio Grande do Sul. Pode acontecer aqui. Temos que repensar toda a estrutura e isto envolve também a Oficina de Musica.
Você não era o mais cotado durante a campanha e o anúncio de seu nome foi uma surpresa...
Foi uma surpresa para mim também. Fui informado na última sexta-feira (16) e ainda estou assimilando. Foi um convite do próprio prefeito.
O prefeito te disse por que o escolheu para gerir a cultura na cidade?
Eu trabalho com cultura há 30 anos. E venho colaborando com o Rafael Greca há muito tempo. Eu tenho trabalhos na área de restauro, trabalhos com música, cinema e mais recentemente toda a gestão do acervo de João Turin. A paixão por Curitiba nos une e acho que por isso ele me escolheu. Sou curitibano de quinta geração. “Por ser da minha terra é que sou nobre, por ser da minha gente é que sou rico” [citando Olavo Bilac]. Conheço todos os setores da cultura e isso ajuda a saber aonde temos que chegar. Sei dar valor ao fandango, ao folclore, ao teatro, à música, às artes plásticas. Todos juntos, numa FCC gerida com mais alegria.
Você é filiado a algum partido? Houve alguma pressão de algum grupo político pelo teu nome?
Eu não tenho partido nenhum. Sou da cota do prefeito. Sou mais um “rafaelista”, como o pessoal da equipe brinca.
Qual será seu primeiro ato como presidente da FCC?
Não saberia te dizer agora. Nós não tivemos transição e assim não sabemos realmente o que vamos assumir. A FCC é hoje uma “caixa de Pandora”. Vamos ter que descobrir tudo que esta lá dentro. Vamos reavaliar ponto a ponto, setor por setor, as áreas da Cultura que precisem ser reavaliadas. O que sei é que é preciso reestruturar e repensar muitas coisas na ação da FCC perante a sociedade.
Como o quê? As leis de incentivo ou o plano municipal de cultura, por exemplo...
Lei de Incentivo evidentemente vai continuar, mas talvez ela possa ser mais simples na forma de apresentação à sociedade. Este é o pedido do prefeito. O acesso à cultura tem que ser tão fácil como beber água com a concha das mãos. O Estado tem que incentivar e não criar dificuldades. Eu mesmo sou fruto de uma politica pública. O Mauricio Appel apareceu lá em 1993, realizando um curta-metragem através da Lei de Incentivo da FCC. A partir daí fiz meus curtas, meu longa, fui fazer comercial, televisão, trabalhei com as artes plásticas. Uma coisa levou à outra. Como eu tive a oportunidade graças a uma política pública, outros profissionais também podem aparecer.Queremos criar condições para que outras pessoas possam ter chances, evoluir e abrir ao mundo a nossa cultura.Temos que aproximar a gestão das pessoas em grandes e também nos pequenos atos, isto é fundamental.
A Fundação tem na sua estrutura o cargo de superintendente. Você vai mantê-lo? Já sabe quem será?
Sim, vamos manter o cargo de superintendente. Será alguém da carreira, que já está trabalhando na FCC. O quadro de funcionários, aliás, será bem valorizado.
Apud:
http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/presidente-da-fcc-quer-tornar-acesso-a-cultura-tao-facil-como-beber-agua-d1nncaidielrmd0b6swzji50j
http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/empresario-mauricioappel-vai-presidir-a-fundacaocultural-de-curitiba-awxus541druki5zahkp85wxyb

Roberto Freire é nomeado ministro de Estado da Cultura


Roberto Freire tem mais de 40 anos de vida pública. Iniciou sua trajetória política ainda como estudante da Faculdade de Direito do Recife. Enfrentou a ditadura militar desde o primeiro momento e teve de deixar o país rumo ao Chile, com uma bolsa de estudos concedida por um organismo interamericano de capacitação em reforma agrária, após a decretação do AI-5. De volta ao Brasil, lançou-se pela primeira vez em uma disputa eleitoral em 1972, como candidato do MDB à Prefeitura de Olinda – foi o mais votado, mas perdeu para a soma dos votos das duas sublegendas da Arena. Seu primeiro mandato, o de deputado estadual, foi conquistado em 1974, pelo MDB. Na sequência, teve cinco mandatos como deputado federal por Pernambuco, além de ter sido senador da República entre 1995 e 2002. Em 1989, na primeira eleição presidencial após a redemocratização do país, foi candidato pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Foi um dos parlamentares mais atuantes na Assembleia Nacional Constituinte, instalada em 1987, tendo atuação destacada na elaboração da "Constituição Cidadã" de 1988. Teve mais de 500 emendas inseridas na Carta, de forma isolada ou via emendas aglutinativas. Em 1992, foi convidado pelo presidente Itamar Franco para ser líder de seu governo na Câmara Federal. Neste importante papel, ajudou a costurar a montagem de uma base para dar sustentação política a uma gestão que deixou marcas positivas no país, como o Plano Real. Roberto Freire exercia o segundo mandato como deputado federal por São Paulo quando foi convidado pelo presidente Michel Temer para assumir o Ministério da Cultura. Ao todo, completaria sete mandatos na Câmara. Também é presidente nacional do Partido Popular Socialista (PPS). Em 2014, foi indicado pela 17ª vez como um dos "100 Cabeças" do Congresso, em levantamento realizado anualmente pelo respeitado Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que elege os 100 parlamentares mais influentes do país. Acesse o Diário Oficial da União (DOU).



 Assessoria de Comunicação Ministério da Cultura
http://www.cultura.gov.br/banner-3/-/asset_publisher/axCZZwQo8xW6/content/roberto-freire-e-nomeado-ministro-de-estado-da-cultura/10883?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fbanner-3%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_axCZZwQo8xW6%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-3%26p_p_col_count%3D4

Prêmio Instituto Nissan - Pacote Paralímpico Rio 2016 para Organizações Sociais


Logo nissan Por meio de um processo seletivo, serão escolhidas até 20 (vinte) instituições que receberão Pacote Paralímpicos Rio 2016 para 2 (dois) representantes. O Pacote consiste em hospedagem e refeições no hotel exclusivo da Nissan na Praia de Copacabana, durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016 e translado do aeroporto/rodoviária do Rio de Janeiro até o hotel. Além disso, serão ofertados lanche e translado para o local dos jogos, sendo um ingresso por pessoa, para cada dia de estadia. 

O Instituto Nissan, responsável pelas ações de responsabilidade social da Nissan, lança o presente edital de chamada para seleção de instituições sem fins lucrativos para participarem dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 que serão realizados no Rio de Janeiro em setembro de 2016. 


 Os pacotes disponíveis correspondem aos períodos entre os dias 10 a 12 de setembro ou 13 a 15 de setembro. As despesas com deslocamento até o Rio de Janeiro SERÃO CUSTEADAS PELAS INSTITUIÇÕES. 

 Os interessados devem ler atentamente o regulamento em anexo, indicando todos os pré-requisitos para inscrição e critérios que serão utilizados no processo de avaliação das propostas recebidas.

Inscrições a partir de

10/08/2016 17:30 
até
19/08/2016 23:59


INSCREVER

Diretamente no site Prosas: https://prosas.com.br

Edital Público de Seleção de Projetos para Patrocínio Finep

Está aberto o prazo para recebimento de propostas de patrocínio de projetos a serem realizados no período de novembro de 2016 a abril de 2017, desde que estejam aderentes ao nosso edital.

Antes de enviar a sua proposta, clique nos links abaixo para verificar todas as especificações do edital.

Data de publicação
Nome do documento
Formatos proprietários
Formatos abertos
25/07/2016Editalpdf odt 
29/07/2016Rerratificação pdf odt
08/08/2016Rerratificação IIpdfodt


Como parte de sua missão institucional de estimular esforços inovadores no país, a Finep patrocina Eventos e Publicações no âmbito do Sistema de C,T&I - Ciência, Tecnologia e Inovação. 
Além disto, apoia projetos de Cultura e Esporte relevantes para a sociedade brasileira através de leis de incentivo, visando promover a produção das expressões de cultura no país e incentivar os esportes olímpicos e paralímpicos.
A solicitação de patrocínio será realizada com base no Edital Público de Seleção de Projetos para Patrocínio Finep disponibilizado para o período. Além das normas do edital, somente serão aceitas propostas para projetos que estejam de acordo com a Política de Patrocínio da Finep.
Para se inscrever, conheça as modalidades ao lado.
Qualquer dúvida, favor entrar em contato com o email patrocinio@finep.gov.br.

A Financiadora de Estudos e Projetos - Finep, empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, torna público, para ciência dos interessados, o presente edital para a seleção de projetos a serem patrocinados por esta Empresa, com a observância da Instrução Normativa nº 09/2014, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República – Secom/PR, da Política de Patrocínio da Finep (P-GES-001/11), e de acordo com as condições estabelecidas neste Edital e seus anexos. Fazem parte integrante do Edital: Minuta do Contrato de Patrocínio – Anexo I; e Modelo de Relatório de Prestação de Contas, com as instruções e relação de documentos necessários para esta Etapa - Anexo II.

OBJETIVOS GERAIS 
A Finep concederá apoio a projetos que contribuam para a valorização da sua marca institucional perante seus públicos, respeitados os critérios técnicos e administrativos de avaliação e seleção definidos neste documento e que:  Tenham aderência à missão da Finep e à sua imagem institucional;  Promovam a produção das expressões de cultura no país, bem como sua disseminação e popularização;  Valorizem a diversidade étnica, cultural e regional, não admitindo qualquer tipo de discriminação;  Incentivem ações vinculadas às políticas públicas do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação, e do Governo Federal;  Incentivem ações técnico-científicas relacionadas ao aprimoramento direto ou indireto dos setores em que atua. 3. CARACTERÍSTICAS DOS PROJETOS Nesse Edital, a Finep apoiará as seguintes áreas: Eventos e Publicações do Sistema de C,T&I A Finep patrocinará eventos a serem realizados no país ou no exterior, que estimulem a inovação, o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico, assim como a troca de experiências e a interação entre empresas, instituições científicas, tecnológicas e/ou outros agentes do Sistema de C,T&I. Os eventos devem ter, preferencialmente, impacto nacional e potencial de geração de negócios para a Finep, de acordo com as suas diretrizes de atuação. Também são patrocinadas publicações, em suporte tradicional (papel) e/ou digital, sobre temas relevantes para o Sistema de C,T&I, tais como históricos, acadêmicos, empresariais, científicos e tecnológicos. Eventos e Publicações Culturais A Finep patrocinará projetos culturais de Artes Cênicas, livros de valor artístico, literário ou humanístico e de música erudita ou instrumental, já habilitados para captação conforme a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet - 8313/91), desde que não apresentem forte potencial lucrativo, bem como capacidade de atrair suficientes investimentos privados independentemente dos incentivos fiscais da referida Lei. Todos os projetos, das áreas acima elencadas, deverão ser executados no período entre 10 de outubro a 31 de dezembro de 2016.

Link: http://www.finep.gov.br/patrocinio-externo/edital

Inscrições para indicação nacional ao Oscar 2017 estão abertas até o dia 31/08


Acesso Rápido


A Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC) abriu o processo de inscrição para a seleção do filme brasileiro de longa-metragem a ser indicado como candidato nacional ao Prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira para a 89ª edição do Oscar 2017, em evento promovido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. As regras para a participação do processo seletivo foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (28). De acordo com portaria publicada pelo MinC, os interessados têm até às 18h do dia 31 de agosto deste ano para inscrever o filme
No ano passado, foram inscritos dez filmes, sendo oito na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, entre eles A história da eternidade, de Camilo Cavalcante, Alguém Qualquer, de Tristan Aronovich, Campo de jogo, de Eryc Rocha, Casa Grande, de Fellipe Barbosa, Entrando Numa Roubada, de André Moraes,Estranhos, de Paulo Alcântara, Que horas ela volta?, de Anna Muylaert e Estrada 47, de Vicente Ferraz. 
O filme Que horas ela volta?, que expôs desigualdades sociais brasileiras por meio dos conflitos entre uma empregada doméstica e seus patrões de classe média, foi o longa selecionado para representar o Brasil como Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 2016. Embora não tenha entrado para lista dos cinco indicados ao prêmio, o filme trouxe novas perspectivas, inclusive sobre o mercado do cinema, para aqueles que participaram do longa, como a atriz Camila Márdila e a diretora Anna Muylaert.
Camila acredita que o Oscar ainda continua servindo como uma espécie "aprovação mundial de grande alcance": "É o prêmio cinematográfico mais popular que temos. Apesar de ele envolver questões de curadoria e mercado que podem restringir as indicações a critérios além-qualidade, a estatueta ainda é muito cobiçada. É inegável a projeção internacional que essa premiação proporciona".
Na avaliação de Anna Muylaert, diretora e uma das roteiristas do filme, a Academia tem critérios muito específicos. "É um mercado cinematográfico muito diferente do que estamos acostumados. Os filhos de Francisco, do Breno Silveira – lançado em 2005 -, foi um sucesso aqui, porém não obteve a mesma repercussão lá. Em geral, os filmes selecionados e, mesmo ganhadores de Melhor Filme Estrangeiro, têm um apelo humanista e um viés social muito forte", explicou. 
Para o cineasta Alê Abreu, que este ano concorreu na categoria Melhor Animação, a simples indicação de um filme ao Oscar gera muita visibilidade, e não somente ao filme. "A indicação de O Menino e o Mundo refletiu em toda a indústria de animação brasileira. Muitos distribuidores também aproveitaram a onda da indicação. O filme retornou aos cinemas do Brasil, onde praticamente dobrou seu público, e foi exibido em diversos países durante o Oscar. Pessoalmente, foi uma experiência incrível apesar de muito cansativa. A campanha do filme exige muito da gente", declarou.
No último mês de junho, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas convidou os cineastas Alê Abreu e Anna Muylaert para se tornarem membros. Ambos poderão participar das votações dos filmes que concorrem às premiações em diversas categorias. 
Os filmes brasileiros selecionados para concorrer à indicação nas últimas sete edições do Oscar foram: Que horas ela volta?, de Anna Muylaert (2016); Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro (2015); O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho (2014); O Palhaço, de Selton Mello (2013); Tropa de Elite 2: o Inimigo agora É Outro, de José Padilha (2012); Lula, o filho do Brasil, de Fábio Barreto (2011); Salve Geral, de Sérgio Rezende (2010).

Normas da Academia

Para ser inscrito, o filme precisa ter sido lançado e exibido publicamente com fins comerciais no Brasil, por pelo menos sete dias consecutivos, entre os dias 1º de outubro de 2015 e 30 de setembro de 2016. É necessária a comprovação da exibição do filme em salas de cinema comercial. Na avaliação da SAv, é importante observar as regras indicadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. As normas, em sua integralidade, podem ser encontradas no site da Academia.
O filme não precisa ter sido lançado nos Estados Unidos, no entanto, deve ter sido explorado comercialmente. Não serão considerados filmes difundidos fora das salas de cinema ou que tenham sido distribuídos antes do lançamento oficial. Para a Academia, as exibições fora do ambiente das salas de cinema incluem TV a cabo, sistema PPV (Pay Per View) ou VOD (Video On Demand), DVD e transmissão via internet. 
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas impõe algumas restrições de publicidade para os filmes que pretendem participar da seleção. Somente filmes nomeados para prêmios podem fazer referência à Academia em seus materiais de propaganda. Longas-metragens que estão apenas em fase de classificação, ainda que na etapa semifinal, não poderão mencionar posteriormente que um determinado filme tenha feito parte da lista final da Academia, por exemplo.

Pré-requisitos técnicos

Tornam-se elegíveis filmes em 35mm ou 70mm, ou em formato de scan progressivo em 24 ou 48 quadros, com projetos de resolução mínima de 2048 por 1048 pixels. Sendo que neste último caso, o formato da imagem fonte deve estar dentro dos padrões técnicos previamente estabelecidos, que são: ST 428-1:2006 D-Cinema Distribution Master – Características da Imagem, compressão de imagem (se utilizado) segundo a ISO/IEC 15444-1 (Jpeg 2000) e arquivos de imagem e som adequados para exibição de locais comerciais de cinema digital. A trilha sonora, segundo as normas da academia, deve ser em outro idioma, que não o inglês.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Link: http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/id/1370314

22-29/11 - Festival dos 3 Continentes, na França, recebe inscrições para sua 38ª edição (Inscr. até 31/08)

Evento aceita obras de realizadores africanos, asiáticos e latino-americano


Estão abertas as inscrições para o 38º Festival dos 3 Continentes, que acontece na cidade de Nantes, na França, entre os dias 22 e 29 de novembro. O evento é dedicado exclusivamente à produção de realizadores africanos, asiáticos e latino-americanos.

As inscrições para o evento são gratuitas e vão até o dia 31 de agosto. Realizadores brasileiros interessados em submeter seus filmes para a programação do festival devem preencher o formulário de inscrição e optar por uma das duas opções disponíveis para o envio da obra. A organização aceita o envio de cópia em DVD por via postal para o endereço informado no formulário, ou a disponibilização de um link protegido por senha para visualização do filme na internet. Em ambos os casos são necessárias legendas em inglês ou francês.
 
Para serem elegíveis, as obras devem ter mais de 45 minutos, terem sido finalizadas após o dia 1º de novembro de 2015 e permanecerem inéditas em território francês. Consulte o regulamento para mais informações.
 
Filmes selecionadas para a competição internacional principal poderão solicitar o auxílio doPrograma de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE. O Programa contempla projetos audiovisuais convidados para 35 laboratórios ou workshops no exterior e filmes oficialmente convidados para 95 festivais internacionais. As regras para a concessão do apoio estão dispostas no regulamento do programa. Mais informações podem ser conseguidas pelo e-mail programa.apoio@ancine.gov.br.

Link: https://www.ancine.gov.br/node/19497

Prêmio Péter Murányi 2017 - Educação

Em sua 16 ª edição, o Prêmio Péter Murányi será entregue na área de Educação. Os trabalhos concorrentes deverão ser indicados por uma Instituição ligada à área e que faça parte do Colégio Indicador. Cada Instituição poderá indicar até 2 (dois) trabalhos e deverá levar em conta os critérios do Edital e Formulário de Participação do Prêmio, bem como, se o trabalho indicado é realmente inovador, tem aplicabilidade prática e melhora a qualidade de vida das pessoas situadas abaixo do paralelo 20 de latitude norte.


Cronograma
Envio dos trabalhos indicados: de 1º de agosto de 2016 até 30 de setembro de 2016
Análise pela Comissão Técnica e Júri: Fevereiro de 2017
Cerimônia de entrega: Abril de 2017
Clique aqui para baixar o Edital e Formulário de Participação do Prêmio.

As indicações dos concorrentes ao Prêmio Péter Murányi, é feita por instituições membros do Colégio Indicador, formado a cada nova edição. Para que seu trabalho participe é necessário que ele venha acompanhado da carta de indicação assinada pelo dirigente da instituição.
Entre em contato para cadastrar sua instituição, caso não tenha recebido o convite.
Para mais informações utilize nossa página de contato.

Criativos da Escola: Inscrições até 15/10

O Criativos da Escola encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, colocando-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.
A iniciativa faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 35 países, inspirando mais de 25 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.

Desafio

O Desafio Criativos da Escola celebra e premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país que, apoiados por seus educadores, estão transformando as escolas, os alunos e suas comunidades.
pergunta1
Projetos (em andamento ou já finalizados) que estão construindo soluções criativas para transformar a nossa realidade.
pergunta2
Educadores e alunos (Ensino Fundamental I, II e Médio) de escolas públicas ou privadas de todo o país! Também podem ser inscritos projetos de organizações não-governamentais, associações comunitárias e outras.
pergunta3
O período para inscrições vai de 4 de abril a 15 de outubro de 2016.
pergunta4
Serão premiados os 10 projetos de todo o Brasil que mais se destacarem nos seguintes critérios: protagonismo, impacto social, empatia e trabalho em equipe.
> Viagem para um destino surpresa no Brasil com as dez equipes vencedoras, com muita diversão, trocas e experiências inesquecíveis
R$ 500 para os dois educadores representantes de cada equipe
R$ 2 mil para a escola celebrar a conquista e/ou investir no projeto

inscreva-seu-projeto
Se você participa do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE),
clique aqui e saiba mais detalhes da premiação


Concurso de Vídeos O Valente não é Violento (Inscr. até 30/09)

Tema: Igualdade de Gênero Imagine: Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres?

Se você é estudante do Ensino Médio ou é profissional de audiovisual, inscreva-se no Concurso de Vídeos de 1 minuto O Valente Não É Violento, com direito a ter seu vídeo exibido durante os 16 Dias de Ativismo no site da ONU Mulheres – a entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.
Para isso, basta seguir os seguintes passos:
  1. Leia mais sobre o Tema do Concurso e exercite sua reflexão e imaginação
  2. Leia o Regulamento do Concurso
  3. Crie seu vídeo (pode ser um minidocumentário, uma ficção, uma animação, uma sequência de fotos, textos ou desenhos, uma matéria jornalística etc)
Obs: Caso você tenha menos de 18 anos, serão necessários o preenchimento e assinatura de Autorização do (da) Responsável (veja item 5, abaixo) pelo seu pai, mãe ou responsável legal para que você possa participar deste concurso.
  1. Suba seu vídeo no Youtube. Lembre-se: ao fazê-lo você também deverá atender às regras do Youtube, além daquelas aqui presentes.
  2. Baixe a sua Ficha de Inscrição Categoria Profissional ou a Ficha de Inscrição Categoria Amadora e a preencha por completo (se você tiver menos de 18 anos, veja item 3, acima).
  1. Envie sua Ficha de Inscrição preenchida para o e-mail: concurso.valente@unwomen.org, até o dia30 de setembro de 2016.
Participe e ajude a sociedade a refletir sobre como o mundo poderia ser sem as imposições sociais em relação aos comportamentos esperados de homens e mulheres.

TEMA
Desde 1979, a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW, na sigla em inglês), das Nações Unidas, obriga os países a trabalharem para eliminar todos os estereótipos relacionados aos papeis e funções das mulheres e dos homens em todos os aspectos da sociedade.
O Valente não é Violento é uma iniciativa da ONU que tem como objetivo estimular a mudança de atitudes e comportamentos dos homens, enfatizando a responsabilidade que devem assumir na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. Desse modo, a juventude da América Latina e do Caribe poderá ter uma vida livre da violência machista.
A iniciativa convida as pessoas a repensar e transformar os estereótipos, ou seja, as ideias pré-concebidas dos papéis sociais denominados femininos ou masculinos e das crenças sobre o que as mulheres e os homens devem ser ou fazer. Em nossa sociedade, existe uma série de estereótipos de gênero –papeis sociais atribuídos a homens e mulheres- que são danosos e restringem a escolha e liberdade de cada um. Ao nascer, meninos e meninas são orientados a exercer papeis e se a comportar de determinada maneira. Isso acontece com a escolha da profissão, a expressão de sentimentos, o cuidado com os filhos e com a casa, as possibilidades de carreira no mercado de trabalho, entre outros.
O Valente não é Violento quer contribuir para a erradicação das práticas culturais danosas e dos comportamentos prejudiciais às mulheres e meninas gerados por pressões de grupos sociais machistas.
Neste concurso, propomos a seguinte reflexão Igualdade de Gênero Imagine: Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres?
Que tal compartilhar sua visão com outras pessoas?
Para se inspirar, você pode acessar os conteúdos sugeridos:
- Vídeo de campanha da Always, Like a Girl:
- Vídeo do Instituto Promundo – When Men Change:
Produza um vídeo de até 1 (um) minuto sobre o tema (pode ser um minidocumentário, uma ficção, uma animação, uma sequência de fotos, textos ou desenhos, uma matéria jornalística etc) e participe do “Concurso de Vídeos de 1 minuto: O Valente Não É Violento”.
Leia o Regulamento e saiba como participar.

Apud: http://www.ovalentenaoeviolento.org.br/Artigo/127/Concurso-de-Videos-O-Valente-nao-eh-Violento

CHAMADA PARA PROJETOS "GOETHE NA VILA"


CHAMADA PARA PROJETOS "GOETHE NA VILA"

Conhecido globalmente por promover a aliança intercultural através do diálogo e do intercâmbio no campo das artes e da cultura, o Goethe-Institut concebeu o “Goethe na Vila”, um espaço para projetos culturais não comerciais no complexo da Vila Itororó, na Bela Vista, em São Paulo.

Com o objetivo de potencializar e diversificar a participação de pessoas e coletivos interessados no espaço, o Goethe-Institut São Paulo lança chamada para projetos que se empenhem na dinamização e na experimentação do espaço na “Casa 8” da Vila Itororó, imóvel que integra o complexo que reúne 37 casas construídas na década de 1920.

Serão selecionados 10 projetos que deverão ser executados de fevereiro a dezembro de 2017. Cada projeto ativará a casa por um mês. Um júri selecionará esses projetos,a partir do interesse das propostas com a cidade e com as relações que ali se constroem. Os projetos podem abordar e problematizar desde as políticas do espaço, a relação centro-periferia, o processo de gentrificação até narrativas singulares e a maneira como espaço compõe uma dinâmica urbana global e ampla.

Os trabalhos poderão ser enviados até o dia 28 de agosto de 2016. Não há restrição quanto ao suporte ou ao formato do projeto: a inscrição é livre para qualquer disciplina ou área das artes e da cultura. Como resultado do trabalho desenvolvido, os selecionados deverão realizar uma apresentação pública, aberta, gratuita e que fomente a circulação do público pelo espaço Goethe na Vila.

Mais informações, procedimentos de inscrição e formulário podem ser acessados nos links abaixo.
 
Link: https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/ser/sti/gnv.html?wt_sc=saopaulo_goethenavila

Festival Satélite 061 – 24 Horas no Ar (Inscrições até 20/08)

ARTIGO 1-  O Festival Satélite 061 – 24 Horas no Ar vem sendo considerado para muitos na cena cultural do País, como o mais importante evento cultural multiárea do Centro Oeste. Além de colaborar no incremento do calendário cultural do DF, o Festival Satélite 061 24hNoar tem o caráter inovador para a Cena Local e Nacional no que tange ao mercado da arte no Brasil e no mundo. A marca de sua inovação é ter como missão a arte autoral nas mais variadas vertentes, como: música, teatro, dança, performances, artes visuais e arte urbana, primando pela criação autoral . A V Edição pretende dar continuidade ao trabalho de formação de plateia, construção da identidade social, fortalecimento do mercado da arte independente do Brasil.  A Musica do Palco Satélite061 segue as tendências atuais  da MPB, Rock, Samba, Reggae, Musica Instrumental e vários estilos que estão contidos na diversidade da musica brasileira.  

O Festival Satélite 061 – 24 Horas no Ar cumprindo sua missão de beneficiar os artistas locais com a possibilidade de profissionalização e visibilidade, por meio do intercâmbio com artistas de renome regional e nacional, e a de envolver a sociedade no escopo do projeto, regulamenta a participação na sua V Edição dos artistas que irão compor a programação do palco “Satélite061 ”, a ser realizado em Brasília-DF, nos dias 24 e 25 de setembro de setembro de 2016, conforme descrito a seguir.

CAPITULO I-  DOS OBJETIVOS

I-              Estimular a difusão da musica independente no Distrito Federal, respeitando as especificidades culturais e estreitando o relacionamento entre artistas autorais da musica  brasileira e publico;

II-            Selecionar grupos/artistas autorais que farão parte da programação do Palco Satélite061.

CAPITULO II- DAS INSCRICOES

I-              Poderão participar das inscrições grupos/artistas residentes nas Regiões Administrativas do Distrito Federal e Entorno,

II-            Os músicos inscritos deverão ter idade mínima de 18 anos;

III-          As musicas a serem apresentadas deverão ser comprovadamente autorais,

IV-           As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas no período de 30 de Julho a 20 de agosto de 2016, até as 18h da data de encerramento, unicamente pelo formulário disponível no linkhttp://www.satelite061.com/#!inscreva-se/gkhxi ;                 

V-             Na inscrição é obrigatório indicar os nomes do(a) autores das obras apresentadas;

VI-           Cada Grupo/Artista deverá se inscrever somente 1(uma) única vez na plataforma de inscrição indicada pela curadoria;

VII-         O Grupo/Artista deverá disponibilizar, obrigatoriamente, link para acesso às suas músicas.

VIII-         É ncessario que seja anexada comprovação de 2 anos de experiência, do grupo ou da maioria simples de músicos da formação que se apresentará, através de clipping, declarações de espaços de música ou outro comprovante similar.


CAPITULO III- DO RESULTADO

I-              Os Grupos/Artistas contemplados serão divulgados ao publico no dia 25 de Agosto de 2016, nas páginas eletrônicas

II-            O descumprimento de qualquer item deste REGULAMENTO implicará na desclassificação do concorrente automaticamente;

III-          As necessidades técnicas do Grupo/Artista selecionado, bem como valores de contratação, deverão ser resolvidos diretamente com a Comissão Organizadora do Festival Satélite 061 , a partir de contato feito pela equipe de produção.

CAPITULO IV- DA DISPOSICAO FINAL

ARTIGO 2- Este REGULAMENTO entrará em vigor na data de sua publicação.

Link: http://www.satelite061.com/