Tema: Igualdade de Gênero Imagine: Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres?
Se você é estudante do Ensino Médio ou é profissional de audiovisual, inscreva-se no Concurso de Vídeos de 1 minuto O Valente Não É Violento, com direito a ter seu vídeo exibido durante os 16 Dias de Ativismo no site da ONU Mulheres – a entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.
Para isso, basta seguir os seguintes passos:
- Leia mais sobre o Tema do Concurso e exercite sua reflexão e imaginação
- Leia o Regulamento do Concurso
- Crie seu vídeo (pode ser um minidocumentário, uma ficção, uma animação, uma sequência de fotos, textos ou desenhos, uma matéria jornalística etc)

Obs: Caso você tenha menos de 18 anos, serão necessários o preenchimento e assinatura de Autorização do (da) Responsável (veja item 5, abaixo) pelo seu pai, mãe ou responsável legal para que você possa participar deste concurso.
- Suba seu vídeo no Youtube. Lembre-se: ao fazê-lo você também deverá atender às regras do Youtube, além daquelas aqui presentes.
- Baixe a sua Ficha de Inscrição Categoria Profissional ou a Ficha de Inscrição Categoria Amadora e a preencha por completo (se você tiver menos de 18 anos, veja item 3, acima).
- Estudantes do Ensino Médio devem baixar a Ficha de Inscrição – Categoria Amadora. Se você tiver menos de 18 anos a Autorização do (da) Responsável (vide itens 3 e 5, acima) também deverá ser preenchida e assinada por sua mãe, pai ou responsável legal.
- Profissionais de Audiovisual (sempre maiores de 18 anos) devem baixar a Ficha de Inscrição – Categoria Profissional.
- Envie sua Ficha de Inscrição preenchida para o e-mail: concurso.valente@unwomen.org, até o dia30 de setembro de 2016.
Participe e ajude a sociedade a refletir sobre como o mundo poderia ser sem as imposições sociais em relação aos comportamentos esperados de homens e mulheres.
TEMA
Desde 1979, a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW, na sigla em inglês), das Nações Unidas, obriga os países a trabalharem para eliminar todos os estereótipos relacionados aos papeis e funções das mulheres e dos homens em todos os aspectos da sociedade.
O Valente não é Violento é uma iniciativa da ONU que tem como objetivo estimular a mudança de atitudes e comportamentos dos homens, enfatizando a responsabilidade que devem assumir na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. Desse modo, a juventude da América Latina e do Caribe poderá ter uma vida livre da violência machista.
A iniciativa convida as pessoas a repensar e transformar os estereótipos, ou seja, as ideias pré-concebidas dos papéis sociais denominados femininos ou masculinos e das crenças sobre o que as mulheres e os homens devem ser ou fazer. Em nossa sociedade, existe uma série de estereótipos de gênero –papeis sociais atribuídos a homens e mulheres- que são danosos e restringem a escolha e liberdade de cada um. Ao nascer, meninos e meninas são orientados a exercer papeis e se a comportar de determinada maneira. Isso acontece com a escolha da profissão, a expressão de sentimentos, o cuidado com os filhos e com a casa, as possibilidades de carreira no mercado de trabalho, entre outros.
O Valente não é Violento quer contribuir para a erradicação das práticas culturais danosas e dos comportamentos prejudiciais às mulheres e meninas gerados por pressões de grupos sociais machistas.
Neste concurso, propomos a seguinte reflexão Igualdade de Gênero Imagine: Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres?
Que tal compartilhar sua visão com outras pessoas?
Para se inspirar, você pode acessar os conteúdos sugeridos:
- Vídeo de campanha da Always, Like a Girl:
- Vídeo do Instituto Promundo – When Men Change:
Produza um vídeo de até 1 (um) minuto sobre o tema (pode ser um minidocumentário, uma ficção, uma animação, uma sequência de fotos, textos ou desenhos, uma matéria jornalística etc) e participe do “Concurso de Vídeos de 1 minuto: O Valente Não É Violento”.
Apud: http://www.ovalentenaoeviolento.org.br/Artigo/127/Concurso-de-Videos-O-Valente-nao-eh-Violento
Nenhum comentário :
Postar um comentário