
Mais de 24 horas de programação democrática e ininterrupta, que buscou contemplar todas as artes e manifestações populares e respeitar a diversidade cultural da cidade e os gostos dos diferentes públicos fizeram da 3ª Virada Cultural de Curitiba – “Faça Parte Dessa Mistura” um sucesso. Resultado também alcançado graças aos esforços dos parceiros da 4ª Corrente Cultural: a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e o Sistema Fiep – Sesi. Neste ano, mais de 250 mil pessoas participaram do evento, número maior do que o registrado em 2011, que foi de 200 mil pessoas.
Boa parte do aumento de público deve-se a uma das novidades da Virada Cultural 2012, o Palco Conexões, montado na Boca Maldita, integrou a Virada Cultural Paraná, que reuniu mais de 100 mil pessoas com shows em cinco municípios do Estado. Só no Palco Conexões Curitiba circularam mais de 70 mil pessoas para assistir aos shows de Emílio Santiago e Orquestra À Base de Sopro, Dudu Nobre, Orquestra Sinfônica do Paraná com Oswaldinho do Acordeon, Nevilton, MUV e Luis Felipe Leprevost. A apresentação de Angela Maria e Cauby Peixoto, inclusive, teve o maior público da Virada: começou com 18 mil e terminou com cerca de 25 mil pessoas, uma multidão que tomou conta da Rua das Flores, no sábado à noite.
"Mais uma vez o curitibano foi às ruas e provou que gosta e sabe apreciar esta intensa programação Cultural. Os resultados são mais do que positivos e para nós foi ainda mais gratificante poder ampliar este evento para outras quatro cidades com a Virada Cultural Paraná. Para os municípios do interior a Virada foi uma grande novidade e pretendemos repetir no próximo ano”, informou o secretário Paulino Viapiana.
No Palco Riachuelo o show com o maior público registrado foi o de Arnaldo Antunes, também na noite de sábado. Mais de 17 mil pessoas disputaram espaço na Praça Generoso Marques, que ficou lotada para ver apresentação do ex-Titãs, considerada por ele mesmo como “o show mais emocionante e quente” que ele já fez em Curitiba. Ainda no sábado, passaram por lá Zeca Baleiro com Orquestra À Base de Corda, Trio Quintina e Orquestra de Câmara da Cidade.
No domingo, o Palco Riachuelo presenteou as famílias com uma programação que homenageou a Bossa Nova e fez todo mundo voltar a ser criança. A apresentação de Roberto Menescal com Coral Curumim e Andreia Amorim foi emocionante. Já Kleiton & Kledir e o Grupo Tholl mostraram um espetáculo que misturou circo, teatro, música e dança, uma superprodução que envolveu 45 artistas. “As atrações surpreenderam e empolgaram o público, que lotou todos os palcos. Trata-se de um evento que deve ser permanente no calendário cultural do estado”, disse o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana.
“A programação diversificada atendeu aos mais diversos públicos: desde os mais jovens até as pessoas com mais idade. Isso também confirma a vocação do evento para promover a diversidade cultural. Ao mesmo tempo, a Virada é importante no sentido de resgatar a beleza e a utilização dos espaços centrais da cidade integrando os moradores de todos os bairros, inclusive os mais distantes”, observou Anna Zétola, gerente de Cultura do Sesi/PR.
Nove bandas locais agitaram o Palco Ruínas - Musicletada na Virada Cultural, todas selecionadas pelo Fundo Municipal de Cultura. Na madrugada do domingo, os shows das bandas Locomotiva Duben e Real Coletivo foram acompanhados por mais de 5 mil pessoas. Por lá ainda passaram Crocodilla, Gentileza, Janaína Fellini, Lemoskine, Molungo, Davi Henn e Confraria da Costa. Somando os públicos do sábado e domingo, inclusive, de todas as atividades promovidas pelo Musicletada, o palco reuniu 60 mil pessoas.
Gastronomia - Na Praça Espanha, o charmoso evento Empório Soho – Gastronomia na Palma da Mão atraiu um público de 13 mil pessoas, da sexta-feira à noite (9) ao sábado (10), principalmente pela variedade de delícias que foram ofertadas: pratos principais, lanches e doces em 31 tendas.
Já no Palco Nossa Senhora da Salete – Seto Matsuri o show mais aguardado foi o realizado pela A Banda Mais Bonita da Cidade com a participação do grupo Wakaba Taiko, no final da tarde do domingo. Só ontem, circulou no local um público de 15 mil pessoas. No Seto Matsuri, a população também pôde aproveitar para degustar comida oriental, italiana e baiana nas 34 barraquinhas montadas na praça.
Para a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli, a edição deste ano foi marcada pela emoção: "Não só por ver uma multidão de pessoas felizes por consumir cultura, mas ao assistir a apresentações de nível altíssimo, fruto de uma curadoria democrática, cuidadosa e diversificada, que tirou as pessoas de casa, independente do gosto musical, da idade ou da classe social", afirma. Para ela, um dos destaques da edição foi o Palco Ruínas. "O sucesso da Virada é resultado dos esforços somados de diversas equipes de produção por trás e à frente dos palcos e espaços culturais. Todos trabalharam em corrente e o resultado não poderia ser diferente!", conclui.
Infraestrutura - Todas as providências em relação à estrutura da Virada Cultural 2012 foram tomadas pelos órgãos competentes para garantir total segurança e bem-estar à população que participou da programação. Neste ano, o evento ofereceu estrutura de 108 banheiros químicos, sendo 35 no Palco Conexões (Boca Maldita) enquanto que entre o Palco Ruínas e o Riachuelo tinham 51. Já a Praça Nossa Senhora da Salete contou com 16 banheiros e a Praça da Espanha com seis, lembrando que todos os estabelecimentos gastronômicos ao redor dos grandes palcos, parceiros do evento, atenderam à demanda do público.
Todos os palcos tiveram segurança privada, além de atendimento ambulatorial. Um ambulatório ficou à disposição da população na Unidade de Saúde Mãe Curitibana, onde só foram registradas ocorrências pontuais. A Polícia Militar, Rotam (Ronda Tático Motorizada) e Guarda Municipal disponibilizaram efetivos e estiveram presentes no evento com rondas e equipes preparadas. Assim como em 2011, neste ano não houve registro de incidentes que precisassem mobilizar força policial.
A Gerência de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente providenciou tudo para que a cidade fosse mantida limpa durante e após o evento. Inclusive, depois dos shows do sábado, equipes fizeram a limpeza do Largo da Ordem e já, às 4h do domingo, o local estava pronto para receber a tradicional feirinha. Vale ressaltar que as providências em relação ao evento foram organizadas em conjunto com diversas instituições e de acordo com orientações da CAGE – Comissão de Avaliação de Grandes Eventos.
Virada Cultural ParanáA primeira edição da Virada Cultural Paraná, promovida pela SEEC, com a parceria do Sesi-PR e ICAC, levou mais de 170 atrações locais e nacionais para milhares de pessoas em diferentes regiões do Estado. Campo Mourão, Cianorte, Curitiba, Foz do Iguaçu e Maringá participaram do evento. Cada cidade recebeu o Palco Conexões e a programação de música, dança, teatro, circo e performances artísticas, entre outras reuniu mais de 100 mil pessoas.
A realização da Virada Cultural simultaneamente em Curitiba e nas cidades do interior apresentou um resultado positivo na avaliação do secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana. “Foi a primeira experiência deste tipo e consideramos muito válida. Vamos agora analisar a dinâmica de participação em cada um dos municípios e fazer os ajustes necessários”, disse.
Parceiros da Corrente Cultural 2012
Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Prefeitura de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Sistema Fiep – Sesi, Universidade Federal do Paraná, Caixa Econômica, Goethe-Institut Curitiba, Aliança Francesa, Instituto Cervantes, Consulado Geral da Itália em Curitiba, Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei), Batel Soho, Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Clube de Criação do Paraná (CCPR), Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), Instituto Municipal de Turismo, Curta Curitiba, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – E-Paraná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Museu Oscar Niemeyer e Biblioteca Pública do Paraná.
Nenhum comentário :
Postar um comentário