Economia Criativa

Criada pelo Decreto 7743, de 1º de junho de 2012, a
Secretaria da Economia Criativa (SEC) tem como missão conduzir a formulação, a implementação e o monitoramento
de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional, priorizando o apoio e o fomento aos profissionais e aos micro e pequenos empreendimentos criativos brasileiros. O objetivo é tornar a cultura um eixo estratégico nas políticas públicas de desenvolvimento do Estado brasileiro.
Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/politicas/economia-criativa-2/
A economia criativa é um setor estratégico e dinâmico, tanto do ponto de vista econômico como social: suas atividades geram trabalho, emprego, renda e inclusão social. O setor atua através de um conjunto de dinâmicas culturais, sociais e econômicas construídas a partir do ciclo de criação, produção, distribuição/circulação/difusão e consumo/fruição de bens e serviços oriundos dos setores criativos, caracterizados pela prevalência de sua dimensão simbólica.
Outros conceitos de referência estão disponíveis no documento “Plano da Secretaria da Economia Criativa: diretrizes e ações 2011-2014″, publicado pelo Ministério da Cultura, em 2011 (disponívelaqui).

OBEC
O Observatório Brasileiro da Economia Criativa (OBEC) foi instituído através da Portaria nº 01, de 08 de fevereiro de 2012, pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, como instância responsável pela produção e difusão de pesquisas, dados e informações sobre a economia criativa brasileira, bem como pelo estímulo ao debate entre estudiosos, especialistas, agentes governamentais e representantes do setor cultural acerca do impacto da economia criativa na sociedade.
O OBEC será o centro de convergência de uma grande rede de estudos e pesquisas representada pelos observatórios estaduais, congregando informações sobre a economia criativa nas 27 unidades da federação e fomentando novos estudos sobre o tema.
É o Ministério da Cultura dando os primeiros passos para a institucionalização e o fomento da economia criativa brasileira.
Fonte: http://www.cultura.gov.br/economiacriativa/institucional/
Nenhum comentário :
Postar um comentário