Prêmio de Direitos Humanos da República Francesa recebe inscrições para a edição de 2016

Posted on 

french-flagO Governo da França convida organizações da sociedade civil para concorrer à edição 2016 do Prêmio de Direitos Humanos Liberdade, Igualdade e Fraternidade da República Francesa, criado em 1998. Cinco vencedores dividirão o Prêmio de 70 mil euros, mais de 260 mil reais.
Os dois temas apresentados para o ano de 2016, e verificados pela ABCR, são “defendendo e protegendo imigrantes” e “representando e defendendo os direitos das pessoas com deficiência com base na Convenção da ONU”.
O processo de envio de candidaturas pelas organizações é bastante simples, mas deve ser realizado em francês (apesar do edital estar também em inglês e espanhol). O prazo este ano é dia 30 de setembro – verificar o fuso horário. Mais informações estão disponíveis aqui.

http://captadores.org.br/2016/07/18/premio-de-direitos-humanos-da-republica-francesa-recebe-inscricoes-para-a-edicao-de-2016/

Morre aos 62 anos Claudete Pereira Jorge, grande atriz do teatro brasileiro

Por Miguel Arcanjo Prado
Morreu, nesta terça (19), em Curitiba, aos 62 anos, a atriz Claudete Pereira Jorge. Ela sofreu uma parada cardíaca fulminante em casa, no bairro curitibano Alto da XV. A atriz era um dos grandes nomes do teatro feito no Sul do Brasil. Nascida em Ponta Grossa (PR), era radicada na capital paranaense, onde desenvolveu grande parte de sua carreira.
Claudete era um dos nomes mais respeitados do teatro paranaense e participou do último Festival de Teatro de Curitiba como protagonista da peça “Pinheiros e Precipícios'', dirigida por Ricardo Nolasco e com dramaturgia de Francisco Mallmann com a Selvática Ações Artísticas, baseada em textos do autor paranaense Wilson Bueno.
Com sua marcante voz grave, Claudete interpretou com sucesso a própria cidade de Curitiba. Logo depois do Festival de Curitiba, ela participou ainda da peça “Primavera Leste'', no Teatro Novelas Curitibanas.
Claudete contava que viu a primeira peça aos 17 anos, em Cascavel (PR). Ali, decidiu que queria ter aquela profissão: seria atriz.
Claudete Pereira Jorge na peça "Pinheiros e Precipícios", em abril de 2016 - Foto: Humberto Araujo
Claudete Pereira Jorge na peça “Pinheiros e Precipícios'', em abril de 2016 – Foto: Humberto Araujo

Um dos pontos marcantes de sua carreira foi quando revisitou a obra “Ilíada'', de Homero, no projeto dirigido por Octávio Camargo e com o qual chegou a se apresentar na Grécia, berço do teatro mundial.
No cinema, atuou no telefilme “Manual Prático da Terceira Idade'', exibido pela Record em 2014 com especial de fim de ano. No teatro, fez mais de 50 peças e foi dirigida por nomes como Felipe Hirsch, Marcelo Marchioro, Mauro Zanatta, Cacá Rosset e Maureen Miranda, entre outros.
Blog do Arcanjo do UOL apurou que o velório da atriz será realizado durante a noite e a madrugada no Teatro Guaíra, no centro curitibano, onde os fãs poderão se despedir de Claudete. O corpo será cremado nesta quarta (20), como era desejo da artista.

Claudete Pereira Jorge morreu aos 62 anos – Foto: Gilson Camargo


Link original: http://blogdoarcanjo.blogosfera.uol.com.br/2016/07/19/morre-aos-62-anos-claudete-pereira-jorge-grande-atriz-do-teatro-brasileiro/
Foto: http://www.bandab.com.br/jornalismo/morre-os-62-anos-atriz-paranaense-claudete-pereira-jorge/

MinC e Apex celebram acordo para fomentar brasileiros no Micsul #Inscrições até 04/08/16

06.07.2016 - 18:25   

Acesso Rápido

Ministro da Cultura, Marcelo Calero, e presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, assinam Acordo de Cooperação Técnica (Foto: Janine Moraes / Ascom MinC)
 
 
O ministro da Cultura, Marcelo Calero, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Roberto Jaguaribe, assinaram, na tarde desta quarta-feira (6), em Brasília, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). O objetivo da parceria é apoiar participantes brasileiros na 2ª edição do Mercado de Indústrias Culturais dos Países do Sul (Micsul), evento que será realizado em Bogotá (Colômbia), entre os dias 17 e 20 de outubro deste ano. O edital de seleção de empreendedores e profissionais foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta quarta.
 
Na avaliação de Calero, o Micsul integra um eixo prioritário do início de sua gestão no Ministério da Cultura: "Um dos nossos principais objetivos é incrementar a Cultura no exterior. O MinC vai trabalhar juntamente com o Itamaraty de modo a potencializar a divulgação cultural brasileira". O ministro ainda destacou o papel da Apex-Brasil na promoção de ativos culturais.
 
O presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, acredita que são os meios culturais os canais mais capazes de construir a percepção de um país. "No caso específico dos Estados Unidos, Hollywood – a indústria cinematográfica -  tem uma função estratégica na propagação da imagem da América e dos norte-americanos", exemplifica. "Então, valorizar essa capacidade de apreensão a partir dos bens culturais e da indústria criativa é algo que a Apex leva em especial consideração", completa.
 
Para a gestão do MinC, o Micsul vem ao encontro da tendência mundial da economia criativa, já praticada no Brasil. "Quando estava à frente da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, observei dezenas de experiências inovadoras no design, na gastronomia, na moda e em várias outras áreas. Todas revelavam o enorme potencial do nosso povo e, principalmente, sua capacidade empreendedora", pontuou Calero.

Acordo MinC-Apex

Acordo entre o MinC e a Apex-Brasil apoiará a participação de profissionais de seis setores da indústria criativa no Micsul (Foto: Janine Moraes / Ascom MinC) 
 
O acordo entre o MinC e a Apex-Brasil apoiará a participação de profissionais de seis setores da indústria cultural/criativa: audiovisual, livro e leitura, música, artes cênicas, videogames e design (incluindo a moda). Os profissionais serão selecionados por meio de edital e deverão atender a critérios definidos pelos dois parceiros. Eles terão a oportunidade de apresentar seus projetos culturais e propostas em rodadas de negócios, sessões de pitching, fóruns de discussões e cafés setoriais, potencializando a circulação dos produtos, bens e serviços culturais de forma local, regional e global.
 
Pelos termos da cooperação entre MinC e Apex, o Ministério deverá fomentar a participação de uma delegação integrada por pequenos e médios profissionais culturais – representantes dos seis setores criativos -, para pequenas apresentações artísticas, exposições de obras ou comercialização. Caberá à Apex-Brasil promover as exportações nacionais, os investimentos e a internacionalização de empresas públicas e privadas do Brasil.

Edital

No Edital divulgado hoje pelo Ministério da Cultura, está prevista a seleção de 61 profissionais (pessoas físicas), sendo 10 de Artes Cênicas, 10 de Design, 10 de Audiovisual – exceto jogos eletrônicos e animação -, 10 do Mercado Editorial, 10 de Jogos Eletrônicos (games), 10 de Música e 1 para a realização de desfile de moda.
 
O processo de seleção dos profissionais será realizado em quatro etapas: inscrição, habilitação da documentação enviada, avaliação e seleção dos profissionais, e apresentação da documentação complementar. 
 
As inscrições para o recebimento de apoio financeiro estão sendo realizadas exclusivamente por meio do sistema da Apex-Brasil. Elas tiveram início nesta quarta (6), ao meio-dia, e ficam disponíveis até às 23h59 do dia 04 de agosto de 2016 (horário de Brasília). Para habilitação, será necessário entregar Portifólio, clipping de mídia, arquivos de áudio e vídeo, links para sites próprios, ou outros materiais que atestem o mérito cultural/artístico dos trabalhos a serem apresentados no Micsul.
 
Pelas regras do edital, não serão aceitas mais de uma inscrição por pessoa física e a candidatura só será efetivada após o envio da proposta, por meio eletrônico, com todos os anexos requeridos.

Micsul

Criado com o intuito de promover intercâmbio de conhecimento, produtos e serviços culturais e criativos, o Micsul é uma iniciativa dos Ministérios da Cultura de doze países da América do Sul, entre os quais Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Durante o Micsul, são produzidos negócios entre empreendedores, empresas ligadas à área cultural, produtores e artistas. 
 
Atualmente, o MicSul é o principal encontro regional voltado a mercados culturais e criativos da região, destinado a micro e pequenos empreendedores. O mercado incentiva o consumo e a circulação de bens culturais na América do Sul, além de impulsionar venda e comercialização de bens e serviços. A expectativa é que, este ano, o evento reúna mais de 3000 pessoas de 12 países da América do Sul, além de compradores da América do Norte, Europa, Ásia e África. O Brasil sediará a terceira edição do evento, em 2018.
 
O Micsul terá espaços para a concretização de negócios, realização de parcerias, construção de redes por meio de fóruns de discussão, rodadas de negociações, cafés setoriais, desfiles de moda, showcases de música e artes cênicas, estandes institucionais e sessões de pitching – onde são feitas apresentações curtas com objetivo de conquistar o interesse do investidor ou cliente.
 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Plan International Brasil e Agência EFE: V Concurso de Fotografia e Exposição #Inscrições até 25/08/16



Plan International Brasil e Agência EFE abrem as inscrições para o V Concurso de Fotografia e Exposição "Por Ser Menina"
Fotógrafos profissionais e amadores podem participar do V Concurso de Fotografia e Exposição  “Por Ser Menina”, organizado pela Plan International em parceria com a Agência EFE com o tema#MeninasPoderosas. Como nos anos anteriores, o concurso se divide nas categorias: Profissional, Aberta, e Meninos/Meninas (até 17 anos de idade).
 
Primeiro lugar na categoria profissional nacional do concurso em 2015. Foto de Juan Manuel Baialardo.
Clique aqui e acesse a galeria com as fotos das edições anteriores.
 
As fotografias devem refletir os meninos e meninas dos 13 países da América Latina onde a Plan International está presente, convivendo na sua realidade diária e evocar valores e princípios relacionados com suas liberdades fundamentais e seu empoderamento: #MeninasPoderosas. Os 13 países são Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Haití, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana.
No mundo, as meninas enfrentam uma dupla discriminação - por sexo e idade – colocando-as na parte inferior da escala social, sendo esta uma das causas principais da pobreza. No entanto, o investimento nas meninas e mulheres jovens possui um enorme efeito favorável no sentido de aliviar a pobreza para todos, não só para as meninas, mas também para suas famílias, comunidades e países inteiros. Todos obtêm benefícios, inclusive meninos e homens.
“Para a Agência EFE é uma tremenda satisfação poder respaldar em favor das populações mais vulneráveis, nesse caso as crianças, através do concurso fotográfico da Plan International”, afirma o diretor da América da Agência EFE, Alfredo Aycart. EFE é a agência de notícias em espanhol mais importante do mundo, com mais de 5000 notícias por dia, diversos formatos e uma rede de correspondentes que cobre mais de 120 países.
O concurso se encerra dia 25 de agosto, às 19h (horário de Brasília) e as fotos poderão ser entregues pelo e-mail concurso@porsernina2016.org ou nos escritórios da Plan International em algum dos 13 países que participam do concurso. Todas as informações estão disponíveis aqui.
O júri do concurso será formado por pessoas de várias nacionalidades, que têm relação com o mundo da fotografia e os direitos das crianças. Em comemoração à celebração do Dia Internacional da Menina, as fotos com a maior pontuação (nas três categorias), poderão ser expostas em diversos espaços nos países participantes. Adicionalmente, serão selecionadas, entre as ganhadoras e menções especiais, fotos para elaboração de um calendário da Plan International e EFE.
Para encontrar outras informações e o regulamento do concurso, você pode acessar o site oficial do concurso, ou nosso Facebook.
O concurso é parte da campanha global “Por Ser Menina”, da Plan International, cuja visão é um mundo justo em que se valorize as meninas e se promovam seus direitos.

Congresso de música na Colômbia #Inscrições até 09/0816

O Circulart, Congresso Iberoamericano de Cultura, que acontece entre 11 e 13 de novembro na cidade de Medelin, Colômbia, abriu convocatória para os showcases e as rodas de negócios da edição deste ano.
Foto: ReproduçãoEssa é a sétima edição do evento, que tem como objetivo gerar debate e intercâmbio sobre a indústria da música na América Latina.
Os artistas interessados em se apresentar no evento devem comprovar pelo menos dois anos de experiência e no mínimo 10 apresentações ao vivo, além de ter pelo menos um álbum gravado.
Serão aceitos artistas solo ou grupos que tenham trabalho ligado à música popular urbana – rock, hip hop, electrônica, jazz, salsa, etc -, música tradicional ou world music.
As incrições vão até o dia 9 de agosto. Mais informações no site circulart.org.

Serviço:
http://circulart.org/2016/
http://www.culturaemercado.com.br/site/tag/congresso-iberoamericano-de-cultura/

Biblioteca Nacional - Residência em Pesquisa #Inscrições até 22/08/16

Período: 
1/8/2016 a 22/8/2016
Número do edital: 
010

O edital prevê a seleção de pesquisadores para concessão de bolsas, visando incentivar a produção de trabalhos originais, em formato de livro, desenvolvidos a partir de pesquisas no acervo da Fundação Biblioteca Nacional. Pelos termos do programa, a Biblioteca Nacional poderá conceder  até 5 (cinco) bolsas, com desembolso mensal, por um período de 1 (um) ano para pesquisadores com título de doutor obtido há no mínimo 8 (oito) anos, brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros com residência e visto permanentes no Brasil, e para pesquisador estrangeiro não-residente com visto para estudo no Brasil.

Serviço: https://www.bn.br/edital/2016/programa-residentes-pesquisa-biblioteca-nacional-2016

SESC-SENAC SP lança o 6º Laboratório Novas Histórias #Inscrições até 05 de agosto


Laboratório Novas Histórias - Programa SESC/SENAC de Desenvolvimento de Roteiros6º LABORATÓRIO NOVAS HISTÓRIAS 
PROGRAMA SESC/SENAC DE DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS 2016




REGULAMENTO


1. As inscrições para o Laboratório Novas Histórias 2016 deverão ser feitas no PORTAL SESCSPem sescsp.org.br/labnovashistorias/ a partir de 11 DE JULHO até 18 HORAS do dia 05 DE AGOSTO DE 2016.
2. Para formalizar a inscrição, que é feita integralmente online, o roteirista deve preencher aFICHA DE INSCRIÇÃO, confirmar a aceitação de todas as regras contidas neste regulamento e enviar um ARQUIVO COM O ROTEIRO NO FORMATO PDF na ferramenta de upload disponível com a ficha de inscrição.
3. O arquivo com o roteiro não deve conter nome(s) do(s) autor(es) ou quaisquer dados sobre a autoria. O roteiro deverá ser enviado com CAPA contendo PSEUDÔNIMO, TÍTULO ORIGINAL DO ROTEIRO, TÍTULO DO ROTEIRO EM INGLÊS e informação sobre NÚMERO DA VERSÃO OU TRATAMENTO em que o roteiro se encontra.
4. A SEGUNDA PÁGINA do roteiro deve conter uma SINOPSE com máximo de 20 (VINTE) LINHAS.
5. Serão aceitas apenas inscrições de roteiros FORMATADOS, com divisão por sequências e diálogos desenvolvidos. Todas as páginas do roteiro devem ser NUMERADAS.
6. Não é obrigatório que o roteiro esteja registrado no Escritório de Direitos Autorais (EDA) da Biblioteca Nacional, mas a organização recomenda que o registro seja feito para segurança do(s) próprio(s) autor(es).
7. SERÃO INDEFERIDAS inscrições que contenham na capa, ou em qualquer outra página do roteiro, indicação de autoria.
8. SERÃO INDEFERIDAS as inscrições feitas apenas com o preenchimento da ficha de inscrição sem o envio do arquivo com roteiro em formato PDF.
9. SERÃO INDEFERIDAS as inscrições feitas após 18 HORAS do dia 05 DE AGOSTO DE 2016.
10. SERÃO INDEFERIDAS as inscrições feitas fora do PORTAL SESCSP emsescsp.org.br/labnovashistorias.
11. É VETADA a participação de menores de 18 (dezoito) anos de idade.
12. É VETADA a participação de funcionários, estagiários e parentes em até segundo grau de funcionários do Sesc São Paulo, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e Federações do Comércio, do Senac São Paulo, da Esmeralda Produções, bem como de todos os envolvidos no processo de julgamento do concurso.
13. Serão selecionados 10 (DEZ) ROTEIROS DE LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO, sendo 5 (CINCO) ROTEIROS VOLTADOS PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL e 5 (CINCO) ROTEIROS VOLTADOS PARA O PÚBLICO ADULTO, para participar de um laboratório de roteiros intensivo, que será realizado no Grande Hotel Senac Campos do Jordão, localizado na cidade de Campos do Jordão/SP, de 22 A 25 DE NOVEMBRO DE 2016, com a participação de consultores de roteiro dos mercados brasileiro e internacional.
14. No dia 21 DE NOVEMBRO DE 2016o Laboratório Novas Histórias 2016 terá sua abertura oficial realizada no CineSesc, localizado na cidade de São Paulo, na Rua Augusta, 2075, bairro de Cerqueira César. O evento de abertura integra a programação do Laboratório Novas Histórias 2016, sendo OBRIGATÓRIO para todos os roteiristas selecionados.
15. No dia 26 DE NOVEMBRO DE 2016 o Laboratório Novas Histórias 2016 terá seu encerramento oficial realizado no CineSesc, localizado na cidade de São Paulo, na Rua Augusta, 2075, bairro de Cerqueira César. O evento de encerramento integra a programação do Laboratório Novas Histórias 2016, sendo OBRIGATÓRIO para todos os roteiristas selecionados.
16. Serão aceitas apenas inscrições de roteiros para filmes de LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO.
17. SERÃO INDEFERIDAS as inscrições de argumentos, roteiros para curtas-metragens, roteiros para médias-metragens, roteiros para documentários, roteiros para filmes publicitários ou filmes institucionais de qualquer natureza.
18. Poderão participar do Laboratório Novas Histórias 2016 apenas ROTEIRISTAS ESTREANTESou NÃO ESTREANTES COM ATÉ 1 (UM) LONGA-METRAGEM produzido na função de roteirista e/ou diretor.
19. Serão aceitas apenas inscrições de ROTEIRISTAS MAIORES DE 18 (DEZOITO) ANOS, que sejam BRASILEIROS NATOS OU NATURALIZADOS ou ainda ESTRANGEIROS RESIDENTES NO BRASIL HÁ PELO MENOS 2 (DOIS) ANOS e que possam se expressar com fluência no idioma português.
20. Serão aceitas apenas inscrições de ROTEIROS ESCRITOS EM PORTUGUÊS. SERÃO INDEFERIDAS inscrições de roteiros em outros idiomas.
21. Os roteiros adaptados devem apresentar AUTORIZAÇÃO PARA A ADAPTAÇÃO por parte dos detentores dos direitos sobre as obras originais. A NÃO APRESENTAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO IMPLICARÁ NO INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO.
22. No dia 07 DE AGOSTO DE 2016 será publicada em sescsp.org.br/labnovashistorias a lista com todos os roteiros inscritos e habilitados, com título e pseudônimo, especificando quais inscrições foram feitas com roteiros voltados para o público adulto e quais foram feitas com roteiros voltados para os públicos infantil e juvenil.
23. O RESULTADO FINAL, com a lista dos 10 (dez) roteiros selecionados, será divulgado através da imprensa e no PORTAL SESCSP, disponível em sescsp.org.br/labnovashistorias, no dia 04 DE OUTUBRO DE 2016. Os roteiristas selecionados serão contatados diretamente pela organização do Laboratório Novas Histórias 2016.
24. Também no dia 04 DE OUTUBRO DE 2016 serão divulgados os nomes dos consultores de roteiro dos mercados brasileiro e internacional que oferecerão consultorias especializadas aos roteiristas selecionados.
25. Somente poderão participar do Laboratório Novas Histórias 2016 como representantes dos roteiros selecionados OS ROTEIRISTAS INDICADOS COMO AUTORES NA FICHA DE INSCRIÇÃO.
26. Serão aceitas inscrições de roteiros INSCRITOS E NÃO SELECIONADOS em edições anteriores do Laboratório Novas Histórias.
27. SERÃO INDEFERIDAS inscrições de roteiros SELECIONADOS em edições anteriores do Laboratório Novas Histórias.
28. NÃO HÁ LIMITE DE INSCRIÇÕES DE ROTEIROS POR ROTEIRISTA, mas um(a) roteirista somente poderá participar do Laboratório Novas Histórias 2016, caso seja selecionado(a), com apenas um roteiro.
29. Os roteiros serão lidos e avaliados por uma COMISSÃO DE SELEÇÃO, cujos participantes serão escolhidos pela organização do Laboratório Novas Histórias 2016. AS DECISÕES DA COMISSÃO DE SELEÇÃO SERÃO SOBERANAS E IRREVOGÁVEIS.
30. A organização do Laboratório Novas Histórias reserva-se o direito de selecionar mais de 5 (cinco) roteiros de longa-metragem de ficção voltados para o público adulto caso não se atinja o número de 5 (cinco) roteiros de longa-metragem de ficção voltados para o público infanto-juvenil, conforme deliberação da COMISSÃO DE SELEÇÃO.
31. Para a participação no Laboratório Novas Histórias 2016, OS CUSTOS DE TRANSPORTE PARA A CIDADE DE SÃO PAULO DOS ROTEIRISTAS SELECIONADOS QUE TENHAM RESIDÊNCIA FORA DA CIDADE DE SÃO PAULO DEVERÃO SER COBERTOS PELOS PRÓPRIOS ROTEIRISTAS. Os custos de hospedagem e alimentação dos roteiristas selecionados durante os dias de realização do Laboratório Novas Histórias 2016 em Campos do Jordão, de 22 A 25 DE NOVEMBRO DE 2016, assim como os custos de transporte entre as cidades de São Paulo e Campos do Jordão serão cobertos pela organização do Laboratório.
32. Como CONTRAPARTIDA pela participação no Laboratório Novas Histórias 2016, os roteiristas selecionados se comprometem a inserir nos créditos finais do filme feito a partir de seu roteiro uma cartela exclusiva, entre a parte relativa ao elenco e a parte relativa à equipe técnica, em todas as suas cópias, contendo os seguintes dizeres:
O ROTEIRO DESTE FILME PARTICIPOU DO 6º LABORATÓRIO NOVAS HISTÓRIAS – 2016 PROGRAMA SESC/SENAC DE DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS
33. Ao preencher e assinar a ficha de inscrição, o(s) roteirista(s) concorda(m) com as datas de realização mencionadas nas CLÁUSULAS 13, 14 e 15 deste regulamento e se compromete(m) a estar presente(s) DURANTE O TEMPO INTEGRAL DE REALIZAÇÃO do Laboratório Novas Histórias 2016, ou seja, do início do evento de abertura oficial do dia 21 DE NOVEMBRO DE 2016ao término do evento de encerramento oficial no dia 26 DE NOVEMBRO DE 2016. ESTA CLÁUSULA E A CONTRAPARTIDA CONTIDA NA CLÁUSULA ANTERIOR SERÃO OBJETO DE UM CONTRATO A SER ESTABELECIDO ENTRE A ORGANIZAÇÃO E OS ROTEIRISTAS SELECIONADOS PREVIAMENTE À REALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO.
34. Os casos omissos serão soberanamente decididos pela organização.
35. Informações e esclarecimentos adicionais podem ser obtidos pelo e-maillabnovashistorias@gmail.com.

Programa Memória do Mundo - MoW Brasil 2016 #Inscrições até 31 de julho/16

O Edital MoWBrasil 2016 aceitará candidaturas até 31 de julho de 2016 e tem por objeto acervos de natureza arquivística ou bibliográfica, podendo ser textual (manuscrito ou impresso), quanto audiovisual (filme, vídeo e registro sonoro), iconográfico (fotografia, gravura e desenho) ou cartográfico, em suporte convencional ou digital. Desde que, custodiados em território nacional e de relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira. Os acervos selecionados serão inscritos no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo.
O Edital MoWBrasil 2016 acolhe candidaturas de entidades públicas ou privadas, bem como de pessoas físicas, detentoras de acervos de valor inquestionável e excepcional para a memória brasileira, estimulando a candidatura de acervos que se enquadrem nos parâmetros definidos no Edital MoWBrasil 2016 e nas Diretrizes do Programa Memória do Mundo da UNESCO. O número de de candidaturas nominadas por Edital varia de zero a dez.
O Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO foi criado em setembro de 2004, pelo Ministério da Cultura – MinC. Desde a instalação oficial em 2007, o Comitê lançou 09 (oito) editais, resultando em 83 (oitenta e três) acervos nominados. 
As candidaturas devem ser enviadas exclusivamente por meio eletrônico para o endereço de e-mail abaixo até 31 de julho de 2016.
As candidaturas aprovadas à nominação do Edital MoWBrasil 2016 serão divulgadas até 24 de outubro de 2016.
Pedidos de esclarecimentos e dúvidas referentes ao Edital e seu Regulamento deverão ser encaminhados para o e-mailmemoriadomundo@arquivonacional.gov.br  ou o telefone (55 21)  2179-1326. 
Clique aqui para baixar o Regulamento e os Formulários de Candidatura do Edital MoWBrasil 2016.

Prêmio Inclusão Digital e Empreendedorismo Social #Inscrições julho-agosto/16



O Prêmio Inclusão Digital e Empreendedorismo Social, criado pela Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN), anteriormente denominado Prêmio Telecentros Brasil, conta com a parceria de diversas entidades dos setores público e privado.
O Prêmio Inclusão Digital e Empreendedorismo Social tem o objetivo de:
I. Reconhecer os esforços na promoção da inclusão digital e do empreendedorismo social no país.
II. Estimular a atuação dos Telecentros, Organizações do Terceiro Setor, Empresas de micro e pequeno porte com foco em tecnologia da informação e comunicação, Centros de Inclusão Digital, Centros Vocacionais Tecnológicos, Universidades e Centros Federais de Educação Tecnológica em curso no Brasil, de origem pública ou privada.
III. Divulgar os casos de sucesso que contribuem para o desenvolvimento de novas tecnologias, preservação ambiental, desenvolvimento comunitário e de empreendedorismo social em todo o território nacional.
IV. Contribuir para a interação entre os setores governamental, empresarial, acadêmico e social, para a ampliação da inclusão digital e o desenvolvimento do empreendedorismo social em âmbito nacional.
V. Estimular a apresentação de candidaturas alinhadas às políticas públicas, destacando: ensino a distância, saúde, geração de emprego e renda, esporte, música, lazer, cidadania, segurança, desenvolvimento social e econômico, empreendedorismo e tecnologia.
VI. Agraciar pessoas e organizações que se destacam nas atividades de inclusão digital e empreendedorismo social no País.
As categorias são:
Empreendedorismo em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação): têm o objetivo de valorizar a importância da ação empreendedora na área da tecnologia da informação e comunicação na sociedade, assim como, valorizar as iniciativas desta ação, que geram desenvolvimento econômico da região onde atuam, sobretudo, as ações que empregam esforços para alavancar a eficiência econômica e as vantagens competitivas, em apoio às micro e pequenas empresas e ao empreendedor individual.
Orientação e Capacitação: têm o objetivo de valorizar as iniciativas de orientação e capacitação profissional no ambiente de inclusão digital e social, primando pelo estímulo ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs.
Inovação Socioambiental: têm o objetivo de valorizar iniciativas que inovam em ações que geram impactos sociais, além de atividades ambientalmente sustentáveis, preocupando-se em aliar as Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs com o uso responsável dos recursos naturais nas comunidades onde atuam.
É importante destacar que não é necessário desenvolver novos projetos e sim conhecer e valorizar os projetos que já foram desenvolvidos ou que estão em desenvolvimento.
Ser ganhador do Prêmio dará visibilidade para a Organização, o que resultará em maiores oportunidades para o desenvolvimento de projetos e fechamento de novas parcerias.

A realização dos eventos relativos ao Prêmio Inclusão Digital e Empreendedorismo Social obedecerá ao seguinte calendário: 
Data de Inscrição – de junho a agosto de 2016 
Data de Julgamento – setembro de 2016.
 Provável Data de Entrega – outubro de 2016

REGULAMENTO


INSCRIÇÕES

Box Brazil seleciona projetos de produção de obras audivisuais

A Box Brazil – (PBI S.A. – Programadora Brasileira Independente S.A.) – torna público, para o conhecimento dos interessados, que realizará SELEÇÃO DE PROJETOS DE PRODUÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS, por meio desta Chamada Pública, para fins de composição de PROJETO DE PROGRAMAÇÃO a ser inscrito no PRODAV 02/2016.

Inscrição: com duração determinada, será feita por meio de formulário eletrônico disponível no endereço www.boxbrazil.net.br e do envio dos anexos listados no item 6.1.2 para o e-mail projetos@boxbrazil.tv.br.

Serviço:
Box Brazil  - Avenida Ipiranga, nº 6681 – Tecnopuc, prédio 99A, 15º andar, sala 1501A - Bairro Partenon Porto Alegre – Rio Grande do Sul – CEP: 90619-900 Tel.: (55) 51 3021.6161 – e-mail: projetos@boxbrazil.tv.br

Link: http://www.boxbrazil.net.br/download/BOX_BRAZIL_CHAMADA_PUBLICA_002_2016.pdf

Iniciativa Startups Connect com inscrições até 31/07

Com o crescimento da utilização do modelo de inovação aberta, empresas de grande porte e startups vem se aproximando em virtude do alto potencial desta relação. Neste sentido, a Câmara Brasil-Alemanha lança em comemoração ao seu centenário no Brasil, a iniciativa Startups Connected, que centraliza todas ações direcionadas às startups, sendo composta pelo Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, AHK Startups Accelerator e AHK Startups Hub.

O Prêmio, uma vez que identifica e qualifica diversas startups, é a porta de entrada para o programa AHK Startups Accelerator, e para o AHK Startups Hub.


PRÊMIO BRASIL-ALEMANHA DE INOVAÇÃO
O Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação já acontece desde 2013 e chega a sua quarta edição com mais de 300 projetos inscritos e dezenas de negócios fomentados. Com o intuito de aumentar a visibilidade de empresas, essa iniciativa possibilita a identificação de produtos e processos tecnologicamente inovadores realizados por startups sediadas no Brasil e na Alemanha.
Será premiada neste ano a startup brasileira com maior pontuação de cada categoria (área fomentada), cinco no total, e apenas uma startup alemã, que será aquela com a pontuação mais elevada entre todas categorias. Fora isso, as três startups brasileiras finalistas de cada categoria concorrem a uma vaga no programa AHK Startups Accelerator.
Para participar, basta verificar para qual categoria (área fomentada) sua startup pode apresentar uma solução, preencher o formulário e acompanhar seu cadastro.
Benefícios às startups vencedoras de cada categoria:
  • Apresentação da startup (pitch) na cerimônia do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação em São Paulo/SP - Brasil (evento com participação de 200 pessoas, entre elas diversos exectivos das principais empresas alemãs presentes no Brasil)..
  • Associação à câmara Brasil-Alemanha por 12 meses por mio da categoria AHK Startups Hub.
  • Contato com potenciais parceiros.
  • Participação gratuita no Inovation Speed Dating (matchmaking voltado à aproximação de demandas/problemas tecnológicos e soluções inovadoras).
  • Participação no processo de seleção para o programa AHK Startups Accelerator (3 startups por vaga).
  • Qualificação garantida no último ciclo de 2016 do Edital Senai Sesi de Inovação.
Benefícios às startups colocadas na segunda e terceira posiçao de cada categoria:
  • Participação no processo de seleção para o programa AHK Startups Accelerator (3 startups por vaga).
  • Participação gratuita no Inovation Speed Dating (matchmaking voltado à aproximação de demandas/problemas tecnológicos e soluções inovadoras).
  • Qualificação garantida no último ciclo de 2016 do Edital Senai Sesi de Inovação.
Categorias (áreas fomentadas):
  • Mobilidade – Volkswagen.
  • Ciências da Vida – Bayer.
  • Cultura – Club Transatlântico.
  • Digitalização – Siemens.
  • Cidades do Futuro – BASF.
  • Alemanha (Mobilidade / Ciências da Vida / Cultura / Digitalização / Cidades do Futuro).*
*Categoria exclusiva para startups com desenolvimento na Alemanha.
Inscrições:
  • As inscrições são gratuitas e deverão obrigatoriamente ser realizadas online por meio do site www.startupsconnected.com.
  • As inscrições estarão abertas a partir do dia 1 de junho de 2016 e se encerrarão às 23h59min (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, do dia 31 de julho de 2016.
  • É vetada a participação de empresas patrocinadoras, apoiadoras, julgadoras e de suas filiais ou afiliadas.
  • A inscrição ao Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação autoriza a divulgação das informações apresentadas bem como a cessão do direito de imagem dos presentes na cerimônia de entrega do Prêmio.

Processo de inscrição: 
  • Verificar para quais categorias sua startup pode apresentar uma solução a partir das informações disponíveis no site da iniciativa (http://bit.ly/1XCsYnX).
  • Preencher o formulário de inscrição dísponivel na plataforma de inscrição (http://bit.ly/253az5T).

Comissão julgadora:
  • A Comissão Julgadora do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação será formada por:
    • Representantes das empresas patrocinadoras da iniciativa Startups Connected;
    • Membros do Comitê de Inovação da Câmara Brasil-Alemanha;
    • Representantes de ICTIs brasileiras e alemãs a ser definida pela Câmara Brasil-Alemanha;
    • Representantes da Câmara Brasil-Alemanha;
  • A Comissão Julgadora é soberana e contra suas decisões e julgamentos não caberão recursos.

Processo de avaliação:
  • Fase zero: Analise das informações apresentadas no formulário de inscrição pela Câmara Brasil-Alemanha;
  • Fase um: Analise e qualificação das startups a partir dos critérios de avaliação pela banca julgadora (cada startup é analisada e qualificada por no mínimo três avaliadores diferentes);
  • Fase dois: Analise e qualificação das cinco startups com as maiores pontuações em cada categoria (startups são analisadas e qualificadas por todos avaliadores) e definição das startups colocadas na segunda e terceira posição, e startups vencedora de cada categoria;
  • Havendo empate entre dois ou mais finalistas, será levada em conta para o desempate, a pontuação atribuída ao critério “Inovação e Tecnologia Empregada”.
Critérios de avaliação:
  • Problema e solução - Qual problema a startup se propõe a resolver? A solução proposta é aderente ao problema? 
  • Inovação e tecnologia empregada – Qual é a tecnologia inovadora empregada? Existem patentes registradas ou solicitadas? Existe um protótipo ou simulação digital?
  • Mercado - Quais suas características essenciais que fazem com que a solução proposta seja desejada? Quais são seus diferenciais?
  • Modelo de negócio – O que é necessário para que sua solução chegue ao cliente? Como sua startup irá se capitalizar? Qual é o MVP (produto mínimo viável)?
  • Equipe e empreendedor – Como é formada a equipe? Quais são as competências técnicas existentes? Qual é o tempo dedicado por cada integrante para a startup?
Desejável:
  • Equipe com pelo menos três integrantes;
  • MVP (produto mínimo viável);
  • Protótipo ou simulação digital da solução proposta.
Pré-requisitos:
  • Todos integrantes devem ter no mínimo 18 anos;
  • Ao menos um integrante com ensino superior completo;
  • Solução tecnologicamente inovadora desenvolvida no Brasil ou na Alemanha;
  • Modelo de negócio em desenvolvimento.

Divulgação:
  • A divulgação dos projetos finalistas será feita pela Câmara Brasil-Alemanha, por meio de comunicação em mídia online e contato direto com as pessoas indicadas no formulário de inscrição;
  • A Câmara Brasil-Alemanha terá o o direito de divulgar os nomes das vencedoras, além de exibir os respectivos casos em  eventos e em suas  mídias, por tempo indeterminado e sem qualquer ônus, sem a necessidade de qualquer autorização prévia ou adicional das vencedoras;
  • Os vencedores se comprometem a compartilhar suas experiências e suas práticas de gestão com outras organizações, resguardando informações de caráter confidencial;
  • Com relação ao resguardo dos direitos de propriedade intelectual, este é de responsabilidade exclusiva dos participantes.
Datas e prazos:
  • ·Prazo de inscrição: 1 de junho a 31 de julho;

  • ·Processo de avaliação: 1 de agosto a 2 de setembro;

  • ·Premiação: 29 de setembro em São Paulo/SP. 


Disposições gerais:
  • A inscrição implica na aceitação, de forma ampla e irrestrita, de todas as exigências e disposições deste regulamento, acarretando sua desclassificação no descumprimento de qualquer um desses artigos;
  • Os casos omissos no presente Regulamento serão objetivo de análise da Comissão Julgadora. Suas decisões são soberanas, irrecorríveis e irrevogáveis.
AHK STARTUPS ACCELERATOR:
O AHK Startups Accelerator é um programa de apoio às startups tecnologicamente inovadoras, que tem como objetivo promover o crescimento e gerar oportunidades de negócio entre elas e as empresas patrocinadoras da iniciativa Startups Connected. A partir da participação no programa de aceleração, customizado individualmente, as startups terão acesso a diversos benefícios alinhados com os objetivos do programa.

Serão selecionadas para participar do programa AHK Startups Accelerator uma startup brasileira por categoria e a startup alemã vencedora, do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação. Esta seleção será feita pelos patrocinadores da iniciativa Startups Connected de acordo com os respectivos interesses.
Para participar, sua startup precisa estar qualificada entre as três finalistas em uma das categorias (áreas fomentadas) do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação. O segundo passo é participar do processo de diagnóstico, que será usada como base para escolha das startups que participarão do programa de aceleração.
Benefícios:
  • ·Diagnóstico da startup para que sejam identificadas as oportunidades de negócio a serem desenvolvidas;

  • ·Possibilidade de ter a startup vinculada a desafios das empresas patrocinadoras da iniciativa;

  • Revisão do modelo de negócio e criação de um plano de ação de acordo com diagnóstico realizado e desafios apresentados (acompanhamento quinzenal);
  • Contato direto com as empresas patrocinadoras da iniciativa e com outros potenciais parceiros;
  • Participação em cursos, workshops, e eventos exclusivos para associados à câmara Brasil-Alemanha ou desenvolvidos especialmente para as startups participantes da iniciativa;
  • Possibilidade de adquirir gratuitamente ou com condições especiais serviços e produtos de empresas associadas à Câmara Brasil-Alemanha;
  • Além de todos outros benefícios oferecidos para as startups vencedoras do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação;
  • Passagem área (Alemanha/Brasil/Alemanha), estadia e área de trabalho para uma pessoa durante três meses em São Paulo.*
*Benefício exclusivo para a startup alemã vencedora do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação..


Processo de seleção para as startups brasileiras:
  • Qualificar-se entre as três startups finalistas em uma das categorias (áreas fomentadas) do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação;

  • ·Participar do processo de diagnóstico para que a startup receba uma análise detalhada;

  • ·Ser escolhida para participar do programa de aceleração por uma das empresas patrocinadoras (uma startup por área fomentada).

Processo de seleção para as startups alemãs:
  • Ser a startup vencedora do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação.

Pré-requisitos:
  • Disponibilidade para reuniões remotas quinzenais e reuniões presenciais mensais;
  • Atender as expectativas do Programa e cumprir as ações propostas, caso contrário poderá ser excluída a qualquer momento;
  • Compromisso de criar um CNPJ ao longo do período de aceleração, caso venha a ser solicitado.

Datas e prazos:
  • ·Diagnóstico: 30 de setembro;

  • ·Aceleração: 17 de outubro de 2016 a janeiro de 2017;

  • Apresentação dos resultados: 1 de fevereiro.
Disposições gerais:
  • A participação no programa AHK Startups Accelerator não gera nenhum vínculo societário ou compartilhamento da propriedade industrial entre as startups e a Câmara Brasil-Alemanha ou os patrocinadores da iniciativa Startups Connected. Porém nada impede que as partes interessadas venham a discutir, uma vez que a aproximação entre todos envolvidos é um dos objetivos do Programa;
  • O não cumprimento das expectativas e/ou das ações propostas pelo Programa, será motivo para exclusão da startup a qualquer momento.
AHK STARTUPS HUB:
AHK Startups Hub é uma categoria de associação à câmara Brasil-Alemanha exclusiva para startups tecnologicamente inovadoras. Esta categoria foi criada com o objetivo de manter ativa uma rede de startups a partir de benefícios personalizados e condições especiais para acesso.
Para fazer parte é necessário participar ou ter participado do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, preencher o formulário de associação, enviar para aprovação e efetuar o pagamento da taxa de associação.

Benefícios:
  • Participação em seminários, palestras, workshops, e cursos abertos somente para associados;
  • Intermediação de contatos com outras empresas associadas;
  • Intermediação de contatos com órgãos do governo, instituições de ciência, tecnologia e inovação e universidades do Brasil e da Alemanha;
  • Participação gratuita no Innovation Speed Dating;
  • Entre outros.
Processo de admissão:
  • Participar ou ter participado do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação;
  • Preencher o formulário de associação e enviar para o e-mail inov.assist@ahkbrasil.com;

  • Aguardar a aprovação do pedido de associação pela categoria AHK Startups Hub;
  • Realizar o pagamento da taxa de associação.

Pré-requisitos:
  • Estar participando ou ter participado do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação e ter a solicitação aprovada pela Câmara Brasil-Alemanha.
CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA BRASIL-ALEMANHA DE SÃO PAULO
A Câmara de Comércio Brasil-Alemanha de São Paulo, é uma instituição que possui como objetivo atrair investimentos para a região, ampliando o comércio bilateral e fortalecendo os negócios entre empresas alemãs e brasileiras.

Suas atividades baseiam-se em dar suporte aos negócios de seus associados, reunindo informações relevantes, e coordenando a implantação de iniciativas nos mais variados âmbitos econômicos, concentrando seu público em três diferentes áreas: comércio exterior e investimentos; sustentabilidade, energias renováveis e eficiência energética; e inovação e tecnologia.