Até 31 de maio: Inscrições abertas para a 10ª Mostra Curta Audiovisual (2016)


10a Mostra Curta Audiovisual de CampinasA Mostra Curta Audiovisual oferece, desde 2006, uma programação gratuita voltada à exibição de conteúdo e formação de público para filmes no formato curta-metragem. Todos os gêneros e temáticas são aceitos, no intuito de oferecer ao público um panorama diversificado da produção audiovisual recente.

As inscrições acontecem por chamada pública e tradicionalmente recebemos filmes de todo o Brasil.  Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do preenchimento do formulário, disponível a partir de 30 de abril.

Um comitê de seleção fará a curadoria das sessões, que terão aproximadamente 60 minutos cada. As sessões são tradicionalmente batizadas com o nome de um antigo cinema de rua de Campinas fazendo uma homenagem a estes.
Além das exibições, a Mostra promove atividades de formação por meio de palestras, debates e oficinas que visam a capacitação dos participantes.
Fique atento na nossa página que em breve teremos mais novidades sobre a programação da Décima edição.


Como se inscrever?

As inscrições para a 10ª Mostra Curta Audiovisual são gratuitas e realizadas exclusivamente online através do cumprimento de 2 etapas:
  • Fazer upload do filme conforme requisitos descritos no Regulamento na seção Formatos para Inscrição.
  • Preencher o formulário de inscrição. O link de visualização do filme deve ser inserido no campo correspondente do formulário. Caso o filme seja selecionado, as informações fornecidas neste formulário serão usadas nos materiais de divulgação do evento.
Podem se inscrever curtas com até 25 minutos finalizados entre 2014 e 2016.

Prazo

30 de Abril a 31 de Maio de 2016

Participe

Link original: http://www.mostracurta.art.br/

Edital Proac Nº 10/2015 – Circo de Lona com Itinerância

Edital Proac Nº 10/2015 – Circo de Lona com Itinerância

17298235
A SECRETARIA DA CULTURA torna público o CONCURSO para a seleção de projetos de PRODUÇÃO, APRIMORAMENTO DE ESPETÁCULO E/OU MANUTENÇÃO DE CIRCO DE LONA COM ITINERÂNCIA para apoio cultural, com observância na Lei Federal nº 8.666 de 21 de junho de 1993, Lei Federal nº 9.610, de  19  de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), no que couber, na Lei Estadual nº 6.544, de 22 de novembro de 1989, e alterações posteriores, Lei Estadual nº 12.268, de 20 de fevereiro de 2006, bem como toda a legislação complementar relacionada ao ProAC, e em conformidade com as condições e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.




    • Data Inicial: 20/05/2015
    • Data Final: 03/07/2015
  • Número do Processo:
Arquivos

Fonte: Governo do Estado de São Paulo – Secretária da Cultura

VAGAS ESGOTADAS para o dia 21/05/2016 da OFICINA DE FORMATAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS

FICINA DE FORMATAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS (vagas esgotadas)

Publicação: 16.05.2016
Fundação Cultural de Curitiba abre inscrições para projetos de MecenatoVAGAS ESGOTADAS para o dia 21/05/2016 da OFICINA DE FORMATAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS.
Interessado em participar da próxima oficina no dia 25 de junho, deverá fazer inscrição através do formulário virtual que estará disponível a partir do dia 20 de junho, ou seja, uma semana antes.
Acompanhe o cronograma das oficinas de 2016 abaixo:
A oficina ocorrerá sempre das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas, na Diretoria de Incentivo à Cultura, na Engenheiros Rebouças, 1732, bairro Rebouças, segundo o cronograma acima.
Ministrante da Oficina: Augusto Rando (Servidor da FCC)

Fundação Cultural de Curitiba abre inscrições para projetos de Mecenato

INSCRIÇÕES para projetos ao Mecenato Iniciante e Não Iniciante até às 17:50 horas do dia 08/07/2016

Publicação: 06.05.2016
Encontra-se aberta as inscrições para projetos culturais ao Mecenato Subsidiado modalidades INICIANTE e NÃO INICIANTE. As inscrições poderão serem feitas até às 17:50 horas do dia 08/07/2016.
Para inscrever-se o interessado deverá estar cadastrado no SISPROFICE.
Podem apresentar projetos os agentes culturais domiciliados ou estabelecidos em Curitiba, são dois editais com inscrições abertas (Edital n.º 034/16 modalidade INICIANTE e Edital n.º 035/16 modalidade NÃO INICIANTE), todo o processo de inscrição, avaliação, acompanhamento e prestação de contas é online por meio do SISPROFICE MUNICIPAL, para participar o proponente obrigatoriamente terá de se cadastrar como AGENTE CULTURAL no sistema.

PASSO A PASSO

As dúvidas deste edital serão esclarecidas através do e-mail paicatendimento@fcc.curitiba.pr.gov.br.

Inscrições para o concurso de curtas-metragens do canal TNT vai até dia 18/05

O canal TNT lança nesta terça-feira (12/4) o Festival de Curtas TNT, que tem como objetivo abrir espaço para a revelação de novos talentos na indústria do cinema.

Foto: ReproduçãoPara isso, serão oferecidos todos os recursos necessários para tirar um roteiro do papel, transformá-lo em realidade e exibi-lo na grade de programação da TNT. A iniciativa, liderada pelo vice-presidente dos canais de Entretenimento da Turner, Rogério Gallo, tem parceria de realização com a Casa Redonda e coprodução da Movie&Arte.
Para dar início ao projeto, acontece às 17h30, na Cinesala (Rua Fradique Coutinho, 361 – Pinheiros), em São Paulo (SP), o Seminário “Os desafios da criação, produção e distribuição de curtas-metragens no Brasil”.
O evento será mediado por Marina Person e busca colocar a produção de curtas-metragens no centro do debate e reunir profissionais do setor audiovisual, estudantes e jovens talentos. Entre os profissionais que estarão presentes estão o sócio-diretor da Gullane, Fabiano Gullane, a fundadora da Preta Portê Filmes, Juliana Vicente, o roteirista Giba Assis Brasil, o jornalista e fundador do site AdoroCinema, Francisco Russo, o diretor de cinema Halder Gomes e a diretora do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, Zita Carvalhosa. Haverá transmissão online ao vivo pelo YouTube do TNT Brasil.
As inscrições dos roteiros poderão ser feitas entre 18 de abril e 18 de maio. A partir daí, um júri formado por profissionais da indústria cinematográfica analisará os projetos inscritos e selecionará os vencedores.
Mais informações em www.facebook.com/festivaldecurtastnt.


Link: http://www.culturaemercado.com.br/site/editais/tnt-lanca-concurso-de-curtas-metragens/

Palestra com Anne Parsons - “Orquestras como exemplo de transformação, gestão e liderança”

Gestão inovadora e liderança serão temas de palestra internacional na Capela Santa Maria

Presidente e CEO da Orquestra Sinfônica de Detroit, Anne Parsons, fala sobre a transformação do grupo centenário
Durante a década de 1960, Detroit era polo mundial da indústria automobilística, sendo uma das cidades que mais crescia no mundo. Porém, em 2008, uma crise a levou decretar falência, trazendo a quebra dos serviços públicos e o abandono em massa de seus habitantes, que passou de 2 milhões a 700 mil em dois anos, com um em cada cinco imóveis abandonados.
Em meio a esse cenário, uma orquestra começa a chamar a atenção, demonstrando crescimento durante a pior fase da cidade. A Detroit Symphony Orquestra (DSO), que começou em 1910 com a contribuição voluntária de 10 mulheres, chega a 2015 tendo em sua receita anual cerca de US$ 17 milhões, originados sobretudo da venda de ingressos e dos 9.745 membros doadores. Esse trabalho deve-se em grande parte a Anne Parsons, presidente e CEO da Orquestra desde 2004, que transformou a DSO em referência mundial em gestão cultural de crise.
No dia 5 de maio, Anne Parsons estará em Curitiba para contar a história de sucesso da Detroit Symphony Orquestra. A palestra “Orquestras como exemplo de transformação, gestão e liderança” acontece na Capela Santa Maria, às 14h30, e conta com tradução simultânea e certificado. Dirigido para empresários, profissionais liberais, gestores públicos, artistas e produtores culturais, o evento é uma parceria entre o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e o Consulado dos Estados Unidos da América. Para participar é preciso preencher o formulário abaixo (sujeito a disponibilidade de vagas).
A palestra faz distintas dimensões de “utilidade” destas organizações complexas na sociedade contemporânea, e as várias formas de potencializar seu impacto e relevância, mostrando que orquestras e outros corpos artísticos podem exercer papeis muito além da atividade de produção e reprodução. Assim como trabalha Anne Parsons, defensora das oportunidades de desenvolvimento profissional com líderes e pares sem fins lucrativos.
Anne é presidente e CEO da Orquestra Sinfônica de Detroit desde 2004, e tem participado em vários programas de liderança executiva plurianuais associados ao Center for Creative Leadership, Estratégias Nacionais das Artes e da Liga Americana das Orquestras. Este mês, a gestora está no Brasil a convite da Conferência Internacional MultiOrquestra, promovido pelo British Council, que abre diálogo entre orquestras, conservatórios, salas de concerto, projetos sociais e organizações governamentais para o fortalecimento dos setores artísticos no Brasil e no Reino Unido.
Histórico
Sob a liderança de Anne Parsons desde 2004, a Detroit Symphony Orchestra alcançou crescimento recorde de vendas de ingressos e dobrou sua base de doadores. Sua visão de tornar a organização mais acessível resultou no lançamento de novos produtos inovadores, a primeira com essa característica entre as orquestras americanas.
Por mais de 30 anos, Parsons atuou em cargos de gerência para uma variedade de importantes organizações das artes. Foi administradora do New York City Ballet entre os anos de 1998 e 2004, gerente geral do Hollywood Bowl em Los Angeles (1991-1998) e gestora da Orquestra Sinfônica de Boston de 1983 a 1991. Também ocupou vários cargos com a National Symphony Orchestra em Washington, de 1981 a 1983, e recebeu o Bacharelado em Artes pela Smith College, em Massachusetts, em 1980, onde estudou flauta e fez parte do Smith College Orchestra.
Além de seu papel na DSO, Parsons é membro do conselho ativo de várias outras organizações culturais na área de Detroit. Ela foi membro do conselho fundador da Aliança Cultural do Sudeste de Michigan (atualmente Culture Source) e hoje faz parte do conselho da New Detroit. Nacionalmente, ela atua no conselho da Liga Americana das Orquestras, Conselho de Supervisores no Curtis Institute of Music, e no conselho consultivo da Organização Esfinge. Originária de New York, Parsons agora reside em Detroit.

Mais informações e inscrições: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/gestao-inovadora-e-lideranca-serao-temas-de-palestra-internacional-na-capela-santa-maria/

Prêmio Arte Monumento Brasil 2016 divulga os habilitados


A Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou nesta sexta-feira (29) a lista de projetos habilitados ao Prêmio Arte Monumento Brasil 2016. Foram inscritos 281 projetos, dos quais 211 foram habilitados. Realizado pela Funarte, em parceria com o Ministério da Cultura e a Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República, o prêmio vai contemplar 70 projetos de obras permanentes de artes visuais (como monumentos) que visem promover, comemorar e homenagear de forma criativa os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil. A premiação será de R$ 30 mil para cada contemplado.

Conforme o edital, os interessados terão prazo de dois dias úteis, portanto até a próxima terça (2), para interpor recursos à comissão de habilitação. Os pedidos devem ser encaminhados em formulário próprio, disponível nesta página, para o endereço recurso.eartemonumento16@funarte.gov.br, não cabendo a apresentação de documentos não enviados no momento da inscrição. Na próxima fase, de caráter classificatório, os projetos serão avaliados pela Comissão de Seleção.
 
Os critérios de seleção de projetos levaram em consideração a excelência quanto à qualidade, aos objetivos, à inovação, à linguagem artística e à abrangência; a familiaridade com os atributos da chama e dos valores olímpicos; a adequação da linguagem do artista aos objetivos do projeto de exposição permanente e inscrição da sua obra nas poéticas da arte contemporânea; a relevância da obra na localidade onde será afixada ou instalada; a valorização de características culturais locais e regionais; e a capacidade de execução do projeto de acordo com o cronograma apresentado. 
 
A seleção dos projetos habilitados foi feita por uma comissão com sete integrantes, sendo dois da Funarte, um do MinC, um da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República, um da Autoridade Pública Olímpica (APO) e mais dois profissionais especialistas em artes visuais nomeados pelo presidente da Funarte.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Com informações da Funarte